Pular para o conteúdo principal

O poder do posicionamento de mercado

Por Sandra Elisabeth

Tem se tornado constante empreendedores que me perguntam sobre como patentear um produto ou registrar uma ideia, objetivando que ninguém as copie! Sabemos que existe um processo bem específico para se realizar tais coisas e empresas especializadas em fazer isso! O que nos esquecemos é que patente não traz receita para a empresa startup e muito menos garantia de ganhos futuros.

O que quero dizer é que, apesar de importante, os esforços e recursos do empreendedor devem ser para posicionar seu produto ou serviço corretamente no mercado, mostrando ao mundo que este (produto ou serviço) é o original e que qualquer outro é uma mera cópia!


Pense em uma bolsa Victor Hugo, em seus detalhes, qualidade, exclusividade, etc.; agora imagine uma cópia desta mesma bolsa. Quem vai comprar a original? E quem vai comprar a cópia? Quanto custa uma original? Quanto custa uma cópia?

Veja a Victor Hugo fabrica bolsas para mulheres da classe A, que buscam por sofisticação e praticidade. As cópias são vendidas para mulheres da classe C e D, que desejam “imitar” essas mulheres!

Não estou aqui dizendo quem está certo ou quem está errado. Na verdade há público para ambos “modelos” de bolsas. Quando os produtos (mesmo iguais) não competem no mesmo segmento e posicionamento de mercado dizemos que não há concorrência. Ou seja: você jamais verá uma mulher da classe A comprando uma bolsa não original!

Voltando ao questionamento das startups, quando seu mercado é bem definido e seu produto bem posicionado você se “blinda” e impede que seus concorrentes vendam para o mesmo público alvo.

Para que isto aconteça é necessário que se conheça com profundidade as necessidades e desejos dos clientes. Sim, de novo e novamente, SEU CLIENTE. O que o seu cliente precisa de verdade? O que você vai oferecer à ele que o fará pensar que qualquer outro produto é apenas uma cópia do original (que é você)?

Quando se sabe ao certo a resposta da pergunta acima, fica fácil definir seu segmento e posicionamento de mercado e mais fácil ainda criar as barreiras de entradas necessárias para seu negócio.

É claro que não devemos descartar por completo as patentes ou registros, porém criar barreiras de entradas mercadológicas é mais rápido, mais barato e oferece retorno financeiro imediato.


Pense nisso!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado