Pular para o conteúdo principal

O medo de errar

Por Sandra Elisabeth

Falamos muito de inovação, criatividade para inovação, mudanças organizacionais, choque de gestão... mas percebo muita conversa e pouca prática!

Porque isso acontece? Porque as empresas não colocam em prática tudo isso que tanto discutimos no dia a dia? É simples: medo de dar errado!

Podemos dar várias justificativas, muitos vão dizer que não é bem medo... mas vamos ser honestos: quem não tem medo em mexer em time que está ganhando?

Pois bem, se ter medo é algo intrínseco do ser humano, como podemos amenizar esse medo, reduzir os riscos e inovar de verdade? Usando a metodologia Lean Startup e o conceito do MVP.

Já discuti o que é lean startup e MVP – produto mínimo viável em outros posts. Aqui quero mostrar como é possível utilizar-se deste conceito para diminuir os riscos e assim não temer o erro!

Já sabemos que o conceito do MVP é usado para o lançamento de um novo produto ou serviço, o que estou propondo aqui é utilizar-se deste conceito para fazer uma mudança na linha de produção; nos procedimentos da empresa ou, antes de se comprar um novo equipamento.

Só para exemplificar e mostrar que é possível vou deixar um exemplo real de como usar o conceito do MVP antes de se comprar novos equipamentos. Tenho um amigo que trabalha em uma média empresa que faz a montagem de laptops e tablets. Ele estava com problemas no fluxo de informação da empresa e não conseguia “enxergar” onde cada ordem de serviço (OS) estava dentro da empresa.

Você pode pensar que é só implementar um software na linha de produção. Resolvido! Sim, isso mesmo, mas esse passo simples requer investimento em software e hardware. E depois o treinamento dos funcionários para que lembrem de lançar os dados corretamente no software!

Pois bem, o medo da empresa era o custo que tudo isso iria gerar e se o benefício depois efetivamente aconteceria. Meu amigo poderia ter se dado por vencido e pronto, entretanto ele conhece o conceito do MVP e resolveu aplica-lo neste caso.

O que ele fez: primeiro pediu autorização para utilizar 10 tablets que estavam no “refugo” da empresa (aparelhos que foram considerados inadequados para serem vendidos ao cliente). Com a autorização em mãos ele copiou a OS em uma planilha compartilhada na Internet; colocou cada um dos aparelhos no start de um processo produtivo e mostrou para os funcionários como era fácil preencher a planilha no tablet (era a mesma OS que estavam acostumados a usar, a diferença que estava on line).
Um mês depois o diretor da empresa veio falar com ele, queria saber o que aconteceu na linha de produção, já que os prazos estavam sendo cumpridos corretamente e quando não era possível o cliente era avisado com 15 dias de antecedência.

Meu amigo mostrou o que fez com os tablets e com a simples planilha on line. Disse também as melhorias que poderiam ser feitas com um software e pontuou o mais importante: “os resultados são positivos porque não alterei a forma como os funcionários deveriam preencher a OS”. Pronto: diretoria convencida e software instalado. Medo de perder dinheiro acabado!

O que quero frisar aqui: durante o período de teste do MVP meu amigo percebeu que se caso tivesse mudança no formato da OS, na posição de algum dado, provavelmente ele teria dificuldade em convencer os funcionários a lançarem os dados no momento correto e mais ele ainda teria muito trabalho para treiná-los a preencher o novo formato de OS.

É para isso que o MVP serve; para analisar as possibilidades, o que pode ser melhorado, onde podem estar os problemas e o que mais deve ser feito para que a empresa cresça com o mínimo de erro.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado