Pular para o conteúdo principal

Estamos em tempos de Inovação Total

Por Sandra Elisabeth

Há alguns anos atrás, quando perguntávamos qual o diferencial de sua empresa invariavelmente ouvíamos a palavra “qualidade”. Mas o que é a qualidade se não algo já esperado pelos nossos clientes? Não estou menosprezando a questão qualidade, estou dizendo que qualidade deixou de ser diferencial para ser obrigação de toda empresa.

Hoje, por enquanto, a “qualidade” como diferencial foi substituída pela “inovação”. Digo por enquanto porque é sabido que empresas no mundo todo já atingiram o patamar de inovação contínua (sempre inovando) o que nos faz “correr” atrás do prejuízo.

Mas como conseguir inovar, de verdade, em tempos tão difíceis?

Serei repetitiva, mas não existe receita de bolo. O que existe são culturas empresariais e estratégias que precisam ser adotadas para se alcançar tal façanha!

A figura abaixo (Kotler, 2011) demonstra o Sistema de Inovação Total. Observe:
Perceba que desde o início a empresa precisa pensar inovação, ou seja, seu planejamento estratégico deve ser direcionado à este tópico. Depois é necessário ter processos que levem a concretização do planejamento para inovação. Isso nos leva à bons resultados, que claro precisam ser medidos através de indicadores e as pessoas envolvidas precisam ser recompensadas adequadamente, para que o ciclo continue.

Pois bem, o complicador é que tudo isso só acontece em empresas que possuem uma cultura criativa. E por quê? Porque só é possível pensar inovação quando a empresa dá abertura para as pessoas discordarem do status quo existente e se questionarem do motivo pelo qual as coisas acontecem.

Para termos uma empresa mais criativa é necessário incentivar isso nos funcionários. Existem algumas maneiras de fazer isto, tais como: estar aberto a inovações; enxergar a empresa como um todo; nunca rejeitar ideias; não temer os erros e incentivar sempre.

Sei que inovação não é apenas criatividade (voltarei a falar sobre o assunto inovação em outros posts), porém não podemos esquecer que as empresas mais inovadoras também são as mais criativas, afinal de contas quem imaginaria um dia ter um carro que dirige sozinho sem motorista? Só alguém muito criativo para imaginar que isso é possível e depois alguém muito competente para colocar esta ideia em prática!

Bem vindo ao novo mundo, onde a inovação é o que realmente conta!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado