Pular para o conteúdo principal

Trilha Business Model Canvas: Atividades Chaves

Por Sandra Elisabeth

As “Atividades Chaves” referem-se ao que devemos Saber e ao que devemos Fazer para que a proposta de valor seja entregue ao cliente.

Para quem está iniciando o seu empreendimento as ações principais estão relacionadas as vendas e a gestão de entregas do produto e serviço que está produzindo.


Dentro da ação de vendas estão: planejar as vendas, procurar indicações de novos clientes, realizar as visitas de vendas, preparar as informações e apresentações de vendas para o site e redes sociais, elaborar texto para superar objeções de compra, entre outros.

Já relacionado á gestão de entregas, podemos citar redigir e enviar os pedidos, controlar as devoluções, administrar os problemas de entrega e ainda localizar pedidos extraviados. É claro que nenhum empreendedor deseja que alguns destes problemas aconteçam, porém é importante saber que estas atividades são chaves em qualquer empreendimento.

Antes de começar a operação de fabricação e vendas é necessário que o empreendedor teste as máquinas e equipamentos da empresa, supervisione a instalação de tudo na empresa e treine os colaboradores. Não se esquecendo de após a empresa estar em pleno funcionamento é necessário ainda supervisionar os reparos e realizar as manutenções preventivas e corretivas.


Algumas atividades administrativas também são essenciais a qualquer empreendimento, tais como manter o relacionamento com o cliente, de acordo com o previsto Canvas, controlar o crédito dos clientes, realizar as cobranças, fazer o pagamento das contas, emissão de notas fiscais, pagamento de colaboradores e controles contábeis da empresa.

Após a inserção das atividades comuns a todos os negócios, é importante que o empreendedor insira as ações que são exclusivas de seu empreendimento, de acordo com o Canvas.


Para isto, é necessário analisar os itens presentes nos seguintes quadrantes do Canvas: Proposta de Valor; Canais; Relacionamento com Clientes e Fontes de Receitas.

Se na proposta de valor o cliente irá comprar um produto é importante definir nas Atividades Chaves se a empresa irá produzir ou comprar de terceiros.

Para a empresa que for produzir, é importantes constar como atividade a produção do produto, bem como a gestão de qualidade deste. Se resolver comprar de terceiros, a ação será realizar as compras seguindo um padrão de qualidade definido pela empresa, ou seja, definir o padrão de qualidade aceito passa a ser uma atividade importante.

Caso as vendas ocorram também de maneira online, acompanhar as vendas e manter o site atualizado passa a ser uma atividade chave!

Em serviços especializados, como os de engenharia, medicina, gastronomia, moda, etc. em que o conhecimento técnico seja importante para o atendimento da proposta de valor, deve-se considerar também manter-se atualizado como uma atividade chave!

Estas ações, atividades, tarefas que são inseridas no Canvas devem ser as mais importantes, as que não podem deixar de serem feitas sob nenhuma hipótese.

Em resumo, este campo do Canvas, Atividade Chave, é uma lista do que o empreendedor precisa saber e fazer para tirar a ideia do papel!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado