Pular para o conteúdo principal

Data Storytelling Canvas: conte a história do seus dados

por Stéfano Carnevalli


Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público. É a forma de contar a história dos seus dados.

Utilizado como uma ferramenta na área de Data Science (Ciência de Dados), o Data Storytelling auxilia os profissionais a ampliarem suas competências e alcançarem melhores resultados na apresentação de suas analises de dados. É a forma de contar a história dos seus dados.



Data Storytelling Canvas


Em 2018 conversando com parceiros da Sýndreams Aceleradora, identificamos a oportunidade de criar uma startup para atuar com Data Science. Fiz parte da fundação da Simples Data e em conjunto com o sócio Raphael Peruccini percebemos a necessidade de ter um processo que auxiliasse a equipe a apresentar melhor as analises de dados.

Há uma dificuldade clara nos profissionais de Data Science ou mesmo de outras áreas em como apresentar suas analises e resultados, e às vezes até como conduzir o trabalho com o cliente.

Reunindo conhecimento de negócio e de apresentações usando técnicas de storytelling, somada a algumas referências bibliográficas chegamos a uma primeira versão da Data Storytelling Canvas. Com ela desenvolvemos um curso sobre o tema (aplicado em algumas turmas) e também conversamos com alguns profissionais do setor para ajustes.

A Data Storyteling Canvas que compartilhamos é a que temos aplicado em nossos trabalhos e também em cursos ministrados para profissionais de diversas áreas. A ferramenta administrativa agiliza o processo e ajuda a alinhar a necessidade do cliente.

Pode ser utilizada para apresentação em uma reunião, para seu supervisor, numa sala de aula, ou mesmo para um grande público.



Áreas de preenchimento

A Data Storyteling Canvas é dividida em 3 áreas:
1.       Apresente sua história
a.       Público-Alvo (Para quem vou apresentar? Qual perfil?);
b.      Objetivos (Qual a pergunta que temos que responder? Para quê? Qual finalidade?);
c.       Apresentação (Como será? Quais recursos disponíveis? Quanto tempo? Quantos participantes?);
2.       Explore os dados
a.       Dados (Quais dados disponibilizados? Quais outros dados serão necessários? Quais fontes? Onde estão armazenadas?);
b.      Análise (Que interpretações têm dos dados? O que surpreenderia o público-alvo);
3.       Construa a história
a.       Tema (Qual tema central da apresentação? Será utilizada alguma metáfora?);
b.      Argumento (Palavras chaves do roteiro da apresentação. Passos do roteiro.);
c.       Personagens (Que tipos gráficos utilizar? Imagens? Textos?).


A Simples Data também está ministrando cursos sobre Data Storytelling.

Vamos disponibilizar em breve a versão PDF para impressão e estamos finalizando um livro sobre o tema. Para ser avisado, por favor, registre seu comentário.



Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado