Pular para o conteúdo principal

Da série Planejamento Estratégico: A matriz de Ansoff ou matriz produto/mercado

Por Sandra Elisabeth


A Matriz Ansoff foi desenvolvida por Igor Ansoff em 1965. Nascido na Rússia, foi para os Estados Unidos, onde atuou como consultor e professor. Era estudioso de Peter Drucker e Alfred D.

Apesar de “antiga” a Matriz de Ansoff é muito utilizada até hoje por empresas e startups que desejam ampliar seus mercados de atuação.


Produtos
Existentes
Novos
Mercados
Existentes
Penetração de mercado
Desenvolvimento de produtos
Novos
Desenvolvimento de mercado
Diversificação

Com esta matriz a empresa ou startup poderá tomar quatro decisões diferentes:


1ª Ampliar suas vendas, oferecendo os mesmos produtos para o mesmo mercado, tirando cliente dos concorrentes diretos, ou seja, realizando a penetração de mercado. Neste caso, a empresa poderá chamar a atenção dos clientes com investimentos em publicidade e propaganda, programas de fidelidade ou até mesmo promoções que chamem a atenção do público que já compra da empresa.

Perceba, que não mexemos no público alvo! Este continua sendo o mesmo, assim como o produto!

Neste modelo de estratégia não há nenhum tipo de inovação!


Produtos Existentes
Mercados Existentes
Penetração de mercado

2º Oferecer seus produtos e serviços para um novo mercado, ou seja, desenvolver mercado, identificando quais as necessidades e desejos de novos públicos alvos a empresa pode atender com o que já tem hoje.

Esta possibilidade, diz respeito apenas uma inovação de atendimento, vendendo por app; ou de nova estratégia de precificação, deixando o produto mais barato, por exemplo.


Produtos Existentes
Mercados Novos
Desenvolvimento de mercado

3º Desenvolver novos produtos e serviços para atender os mesmos clientes, ou seja, trabalhar com o desenvolvimento de produtos. E aqui entra o método lean startup e o planejamento estratégico lean!

A implantação deste modelo é mais simples, pois a empresa e startup já tem contato com o cliente e conhece suas necessidades e desejos, facilitando o processo de inovação do produto.


Produtos Novos
Mercados Existentes
Desenvolvimento de produtos

4º E por fim, oferecer um novo produto para um novo mercado, ou seja, diversificar! A empresa poderá tanto diversificar, criando uma segunda linha de produtos mais baratos, que são produtos diferentes para públicos distintos, ou ainda, desenvolver algo completamente inovador, que atenderá necessidades distintas do mercado. O melhor exemplo é o da criação do PagSeguro em 2008 pela UOL. Perceba que o público da UOL e o serviço por ela prestado são bem diferentes do mercado do PagSeguro e do serviço disponibilizado por este. O que houve foi uma inovação total de produto e mercado!

Lembre-se que a melhor estratégia para sua empresa e startup sempre será a que melhor atende as necessidades da empresa versus o que o cliente espera.


Produtos Novos
Mercados Novos
Diversificação

Uma boa análise de mercado e de conhecimento do público alvo auxiliam no processo de tomada de decisão!


Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado