Pular para o conteúdo principal

Da série planejamento estratégico: inovar com ou como startup?

Por Sandra Elisabeth


No atual cenário de inovações e mudanças tecnológicas constantes empresas estão buscando se atualizar para manter-se estáveis no mercado.

Esta “corrida tecnológica” tem causado algumas dúvidas em empresas já estabelecidas, que veem seu produto e serviço sendo substituido por inovações criadas por jovens em startups.


Uma pergunta recorrente neste meio é o que fazer para acompanhar as mudanças, com os poucos recursos disponíveis e com a mesma energia e disposição de uma startup!

A sugestão neste caso é atuar com startups ou como startups.

Atuar com startups significa identificar uma equipe de empreendedores que estão desenvolvendo um produto ou serviço que “converse” com as necessidades iniciais da empresa e que juntos possam criar algo relevante para o mercado, sendo vantajoso para ambos. Geralmente este segue um modelo de inovação aberta e tem sido cada vez mais utilizado por grandes empresas para o desenvolvimento e lançamento rápido de inovações.

Já uma atuação como startups significa desenvolver um produto ou serviço inovador, internamente na empresa (com equipe própria), da mesma forma que as startups desenvolvem, pensando em um produto mímino viável e colocando em prática com estratégias de planejamento lean.


Há ainda a possibilidade de se juntar ambas as estratégias, dependendo da expectativa da empresa e dos objetivos finais do processo de inovação.

O mais importante, é que quando a empresa não conegue fechar o ciclo sozinha, deverá buscar parceiros que á auxiliem neste processo.

A Sýndreams Aceleradora é pioneira neste modelo de atuação entre empresas e startups, tendo diversos cases de sucesso, como é possível verificar em seu site. O modelo de planejamento estratégico lean facilita o processo de inovação interna das empresas e de startups, aumentando a probabilidade de sucesso!

Tomar a decisão se a inovação deverá ser aberta (com startups) ou fechada (como startups) precisa ser pensada e estruturada internamente pela diretoria da empresa para que não haja arrependimentos futuros.

Geralmente esta decisão acontece durante o processo de inovação de produtos, já que inicialmente, nem sempre se sabe o que será desenvolvido, partindo apenas do desejo de se fazer algo novo.

A dica de ouro é sempre começar lean, com os recursos físicos e financeiros disponíveis, reconhecendo o mercado e ouvindo o feedback dos clientes para que se crie algo representativo para o público alvo e lucrativo para a empresa.

Bons negócios a todos!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado