Pular para o conteúdo principal

Análise de viabilidade econômica para investimentos

Por Sandra Elisabeth

Em 1976, Matsunaga propôs que para as empresas do agronegócio as análises financeiras fossem realizadas através do levantamento dos custo operacional efetivo, custo operacional total, remuneração do capital e faturamento total.
Para Matsunaga, 1976 (p.132) o custo operacional efetivo (COE) “compõe-se de todos os itens de custos considerados variáveis ou despesas diretas e é representado pelos dispêndios em dinheiro, em mão de obra, sementes, fertilizantes, defensivos, combustíveis, reparos, alimentação, vacinas, medicamentos, juros bancários, impostos e taxas”.
Para obter-se o custo operacional total (COT), o autor sugere que adicione-mos ao  COE a depreciação dos bens duráveis e o pró-labore dos sócios (MATSUNAGA, 1976).
E o custo total (CT), nesta metodologia, é o resultado da somatória do COT com a remuneração do capital e do empresário que se obteria caso o investimento do dinheiro fosse em banco ao invés de ser na produção (MATSUNAGA, 1976).
            Batalha (1997) considera que as atividades agrícolas são uma extensa rede de agentes econômicos que vão desde a produção de insumos, transformação industrial até armazenagem e distribuição agrícola.


Figura 01: Cadeia Produtiva
Fonte: Adaptado de BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial. São Paulo: Atlas, 1997

Compreender isto é importante, pois significa que diversas indústrias também fazem parte da cadeia do agronegócios, e por isso, podem se beneficiar da metodologia proposta por Matsunaga (1976).
Porém, não são apenas as do seguimento do agronegócios que podem se beneficiar desta metodologia, já que a proposta inicial é medir a viabilidade econômica de um empreendimento de maneira mais simplificada e coerente.
Startups que ainda não tem bem definido os custos fixos e variáveis podem utilizar-se da proposta de Matsunaga (1976) para prever se vale ou não a pena continuar investindo na ideia.
A análise principal que é feita sob estas informações se divide em Margem Bruta, Líquida e Lucro. Entendendo-se como Margem Bruta a diferença entre as Receitas e o COE.
Já a Margem Líquida é a diferença entre Receita e COT.
O ponto alto desta análise é a forma que é feito o cálculo do Lucro, onde Matsunaga propõe que se desconte da Margem Líquida o custo da oportunidade do dinheiro, ou seja, soma-se aos custos totais o quanto a empresa poderia estar ganhando caso tivesse colocado todo o investimento em um rendimento bancário ao invés de construir a empresa e pagar os fornecedores.
Só depois desta análise Matsunaga (1976) considera que o empreendimento tem lucro.
Ora, se a empresa está rendendo menos que a Poupança ou outro Fundo de Investimento, financeiramente não faz sentido continuar com o negócio!
É um método um tanto doído, principalmente quando o empresário não quer desistir do empreendimento, por isso é uma análise que deve ser feita com cautela, baseada em dados reais e possíveis.
Atualmente utilizamos esta ferramenta para fazer as análises financeiras das empresas aceleradas e das startups, e tem funcionado! Os empreendedores e empresários passaram a ter uma visão mais objetiva do que o futuro aguarda versus os desafios que precisarão enfrentar!


Referências Bibliográficas


BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial. São Paulo: Atlas, 1997.

MATSUNAGA, M. et al. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, São Paulo, 1976.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado