Pular para o conteúdo principal

Plano B? Investir em sartup pode ser um caminho.

por Stéfano Carnevalli

Nos últimos meses tenho conversado com investidores interessados em startups e uma pergunta sempre aparece nas conversas: qual o seu plano B?

Na Sýndreams atuamos em um dos mercados mais promissores, o de startups que atuam com inovação industrial, setores de economia criativa e agronegócio. É lógico que dentro desse mercado há incertezas que a própria definição do autor Eric Ries afirma: "Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.

Como toda instituição humana por si só já é de extrema incerteza, imagina quando ela ainda atua no Brasil. Nesse país tudo parece muito mais incerto, por isso nas conversas sempre a pergunta "qual seu plano B?".




Fazendo um exercício de memória e com auxilio do Google Agenda levantei mais de 78 reuniões nesses últimos 12 meses relacionadas a investimento em startups. Em cerca de 65% fui questionado sobre "qual seu plano B?". Entre as opções:
  • Qual outro seguimento se esse não der certo?
  • O que fazer se o negócio não vingar?
  • E investir em outro país? 
Não tenho uma resposta pronta, mas com certeza investir em startups, principalmente em estágio iniciante é uma boa alternativa para um Plano B. Explico em tópicos com exemplos práticos:
  • Investimento inicial em startups é sempre muito baixo. Uma importante característica de uma startup é que ela precisa ser enxuta. E quando trazemos para realidade brasileira, elas são ainda mais enxutas. Dessa forma pequenos investimentos são potencializados em grandes resultados em pouco tempo.
  • Grandes empresas fazem aquisições de startups.Recentemente uma grande empresa Brasileira adquiriu  12,5% de uma startup de Israel por US$ 2,5 milhões. Essa aquisição representou um ganho significativo para os investidores iniciais que aportaram menos de 0,5% desse valor.
  • Investir em startups pode gerar um passaporte para o mundo.Vários países como Portugal, Espanha e Dinamarca têm incentivos de visto para investidores. Nesse caso a opção é investir em startups que atuam nesses países ou em startups brasileiras com serviços globais que estão aptas a participarem de programas de conexão.


Investir em startup pode ser o seu plano B. E como todo plano precisa analisar os riscos, avaliar quem são os empreendedores (sócios), modelo de negócio, projeção de retorno, entre outros. Você pode criar seus próprios critérios de avaliação ou se aproximar de aceleradoras, como a Sýndreams.

O que é certo, que no cenário atual do Brasil, é sempre importante ter uma Plano B.


Stéfano Carnevalli é sócio da Sýndreams Aceleradora e atualmente investe em uma startup de Data Science. Mensagens: stefano@syndreams.com.br

------------------------------------------------------------









Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado