Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2018

Exame e CNI Fórum Inovação: A Indústria do Futuro

No dia 18 de maio, EXAME e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram, em São Paulo, o EXAME Fórum Inovação, com o tema "A Indústria do Futuro".


O Diretor da Sýndreams, Stéfano Carnevalli, foi convidado a participar do evento,  que contou com a presença de líderes empresariais, autoridades e especialistas. Nele foi divulgado um estudo inédito sobre riscos e oportunidades do Brasil frente às inovações da indústria 4.0.


A abertura do evento foi realizada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, seguido do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

O evento promoveu a reunião do grupo MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) que promoveu a apresentação do Projeto Indústria 2027, um documento que tem por objetivo entender as inovações disruptivas, seus riscos e oportunidades, e dar subsídios para politicas públicas.


Um dos destaques do evento, foi o Painel de Líderes que reuniu o presidente da Bosch América Latina, Besaliel Botelho, o presidente da GranBio, Bernardo Gradin, presidente da Iochpe-Maxion, Dan Ioschpe, a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka e o vice-presidente executivo de Engenharia da Embraer, Mauro Kern.


No painel de Líderes os principais desafios levantados estão relacionados a questões de legislação, custo Brasil e  formação profissional. Outra discussão a partir da pergunta "Como aproximar startups de industrias" os participantes do painel sinalizaram que este é sem dúvidas o caminho mais rápido e mais assertivo. Mas que há um grande desafio para funcionar.

Em sua palestra, o especialista em inovação, Soumitra Dutta disse que embora o Brasil está no 69º lugar no Índice Global de Inovação, pode avançar rapidamente se adotar as políticas certas.


Soumitra indicou ao Brasil 4 desafios, 3 princípios e 7 sugestões. Dentre os quatro desafios precisamos criar uma marca associada a inovação, desenvolver mais capital humano nas áreas de ciência e tecnologia, melhorar a eficiência e a colaboração da Universidade com a Industria e com isso ampliar o ecossistema de inovação.

Assista a gravação completa do evento exibida pelo canal da EXAME (1:10).


O evento foi encerrado com o discurso do Presidente do Brasil, Michel Themer, que se comprometeu a criar a Secretaria Especial de Inovação, como sugerido. Veja o discurso do encerramento do Fórum Exame CNI "Industria do Futuro" gravado pela NBR TV.


Mais sobre a Mobilização Empresarial pela Inovação:

Um comentário:

  1. Certamente o Brasil tem muitas pessoas com ideias inovadoras mas que precisam de mais apoio do governo, se o país adotar essas medidas é certo que vamos crescer ainda mais.

    ResponderExcluir