Pular para o conteúdo principal

Oceano Azul: Nintendo Labo

por Stéfano Carnevalli

Buscamos sempre um oceano azul para navegar quando o assunto é lançar novos produtos ou serviços. A Apple agiu dessa forma com o Ipod e Ipad, o Cirque du Soleil fez isso e navega tranquilamente até hoje, e a Nintendo fez isso em alguns momentos de seus mais de 100 anos de história.

Para iniciar novos mercados é preciso estar próximo dos clientes
Analisando esses e outros Cases, os pesquisadores W. Chan Kim e Renée Maiborgne definiram uma  estratégia do Oceano Azul, onde para uma empresa ter um negócio cada vez mais lucrativo e crescer, ela precisa buscar novos mercados e deixar de disputar consumidores com seus concorrentes em mercados já saturados (o mar vermelho).

Para ter sucesso na estratégia de Oceano Azul, é importante saber que novos mercados surgem da inovação de valor. Não adianta apenas oferecer uma nova tecnologia ou melhorar a experiência de uso. É necessário ouvir o cliente.

E a Nintendo fez isso. Criou um mercado pouco explorado que é o de "games eletrônicos para a família". Deixou a maior parte das empresas de consoles (e games) duelando no mar vermelho e lançou produtos para integrar a família. Ouviu a demanda dos pais.

Uma das preocupações dos pais é o tempo que os filhos ficam na frente de "telas" e deixam de fazer outras atividades físicas.

O primeiro produto para atender esses pais foi o Wii e seguiu ouvindo os clientes até lançar no ano passado o Nintendo Switch. O resultado de vendas do Switch foram excelentes. Em 10 meses foram vendidos 10 milhões de unidades no Japão e 4,8 milhões nos EUA. A previsão é dobrar as vendas em 2018 e para isso a empresa anunciou mais uma inovação: o Nintendo Labo.


O Nintendo Labo segue a tendência maker (faça você mesmo). São uma série de Kits (arduino + papelão) para as famílias construírem juntas os controles e acessórios para o Switch.  Com esse conceito do Labo, surgem novas possibilidades, cria-se um novo mercado. Amplia as possibilidades para os pais que vão poder construir e brincar juntos com os filhos integrando o lúdico com o eletrônico.

O que apreendemos é que existem mercados a serem criados. Você também pode criar novos mercados. E para isso precisa trazer inovação de produto ou serviço a partir das necessidades dos clientes. Necessidades visíveis e ocultas, pois as vezes o cliente não sabe que precisa daquele produto ou serviço.

Mais informações sobre o Nintendo Lab:
https://www.nintendo.pt/

Mais informações sobre soluções Sýndreams para empresas que querem inovar e criar novos mercados:
http://syndreams.com.br/para-empresas/







Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado