Pular para o conteúdo principal

A inovação que precisa de gente!

Por Sandra Elisabeth

Quando você ouve falar de inovação a primeira coisa que vem a sua cabeça são máquinas e equipamentos que não precisam de pessoas para operar? Carros autônomos? Nanotecnologia? Superalimentos? Provavelmente sim!

E devido a este fato, uma pergunta recorrente que chega até mim é: “A inovação não vai tirar o lugar das pessoas no trabalho?”. E a resposta é NÃO!


Hoje, mais do que nunca precisamos de pessoas para que a inovação aconteça! As máquinas ainda não criam coisas, as pessoas criam! As pessoas são responsáveis pelo aumento do ativo intangível das empresas, ou seja, são as pessoas que desenvolvem ideias que viram patentes e marcas; as pessoas são o capital humano capaz de gerar propriedade intelectual nos negócios.

Infelizmente o Brasil está muito atrasado no que diz respeito à participação dos ativos intangíveis no valor total das empresas.

De acordo com um estudo da Consultoria Apsis, de 2009 à 2015, caiu de 60% para 37% a fatia dos ativos intangíveis no valor de mercado nas empresas brasileiras. Isto é assustador, porque de acordo com especialistas, quanto maior a fatia dos ativos intangíveis, maior o nível de inovação das empresas e mais valiosos são os negócios.


Mas porque mesmo sabendo que as pessoas são tão importantes no processo de inovação das empresas, em um momento de crise são os primeiros “custos” a serem cortados?

Talvez, porque falte gestão de pessoas nas empresas, um departamento de Recursos Humanos que funcione como administrador de comportamentos internos e potencializador de capital humano ao invés de simplesmente realizar tarefas de contratação, demissão e pagamento.

E aqui friso a diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Ambos são importantes em uma empresa, porém têm objetivos e funções distintas. O primeiro deve se preocupar com a formalização da contratação, sindicatos, pagamentos e com a demissão dos colaboradores – sempre observando as questões legais e contratuais. Já o segundo é o responsável por escolher quais os talentos serão contratados, como os colaboradores serão organizados, quais treinamentos e melhorias precisam ser feitos (em conjunto com a diretoria) e principalmente propor ações de melhoria continua aos funcionários, para que eles possam realmente gerar capital intelectual na empresa.

“Inovar é preciso e fundamental”, mas para isso acontecer precisamos de pessoas capacitadas e prontas para fazer as coisas acontecerem! Sem pessoas, não existe empresa ou negócios, apenas paredes frias e equipamentos desligados! As ideias vêm das pessoas, precisamos delas para fazer acontecer!


Pense nisto!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado