Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2017

Trabalhar em grupo ou formar equipes?

Por Sandra Elisabeth

Esta parece ser uma pergunta ambígua, alguns talvez responderiam que tanto faz já que grupo e equipe são praticamente sinônimos!!! Eu particularmente prefiro formar equipes, pois equipes são muito mais produtivas que grupos.

Explico: Grupos e equipes são diferentes.

Nos grupos as pessoas trabalham individualmente em prol de um objetivo.


Exemplo: o professor pede um trabalho para um grupo de alunos, estes rapidamente dividem em partes e cada um faz sua parte. Depois, todos os alunos encaminham suas partes para um único aluno “juntar” e então entregam o “Frankstein” para o professor. O que estes alunos aprenderam? Cada um aprendeu uma parte. Já corrigi trabalhos feitos em grupo por alunos em que uma parte inteira está errada e os alunos se perguntam: quem fez essa parte? Porque você não viu que estava errado? Etc..


Já as equipes trabalham em conjunto para atingir o objetivo.

Exemplo: no mesmo modelo citado anteriormente estes alunos se reuniriam (online ou presencialmente) para desenvolverem o trabalho, pensariam e discutiram sobre o assunto em conjunto e se algo der errado todos sabem do que se trata, não havendo “culpados”.




Os exemplos são bem simples, do nosso cotidiano, e de coisas que fazemos com frequência para “facilitar” nossas vidas. Sim, porque trabalhar em grupo é mais fácil do que em equipe.

Levando este exemplo para o dia a dia da empresa: funcionários que trabalham em grupo são individualistas e acreditam que quando sua parte está feita está tudo certo. Porém, sabemos que caso a empresa não entregue o produto finalizado o cliente não vai pagar e se o cliente não pagar ninguém na empresa vai receber. Não adianta um ter feito “sua parte”, porque o cliente deseja o todo!

Não é fácil transformar um grupo em equipe, exige muito trabalho dos diretores e do RH da empresa, porém quando isso acontece as coisas ganham maior fluidez e os problemas são resolvidos com mais assertividade.


Não existe uma “receita” para fazer isso, depende muito do capital humano que se tem disponível, de qualquer forma é preciso começar, para que no futuro a empresa tenha boas equipes de trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário