Pular para o conteúdo principal

Como um ERP pode ampliar o número de clientes

Por Gabriela Vitória, redatora na empresa GestãoClick, estudante de direito e formada no Coleguium Rede de Ensino, entre as 10 melhores escolas do Brasil.

O foco de qualquer empresa é aumentar o seu lucro, para isso, é preciso que sempre haja pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido. O ERP pode ampliar o número de clientes na área de vendas, e, ainda, ser um grande aliado do empresário que deseja ter mais controle sobre seu negócio.

O ERP, em inglês Enterprise Resource Planning, é uma ferramenta de gerenciamento de recursos e setores desenvolvida para ajudar você a organizar o seu empreendimento. Todos os dados são armazenados em um único sistema que facilita o acesso a informações importantes.

Muitas empresas ainda não sabem como usar o software para melhorar seu desempenho, principalmente em relação a novos clientes. Contudo, esse tipo de plataforma é essencial para que o empresário saiba como gerenciar seu negócio,visando o maior potencial de lucratividade.

Por que o ERP pode ampliar o número de clientes?


É comum muitas pessoas questionarem como o ERP online pode ampliar o número de clientes. A verdade, é que a ferramenta é essencial para qualquer empresa que deseja ter um controle maior sobre todos os setores. Entenda como esse sistema vai te auxiliar.
  • Sempre pronto para atender: A funcionalidade de controle de estoque em um ERP online permite que você gerencie tal departamento da sua empresa com maestria. Assim, você sempre terá acesso às informações para manter disponível os produtos que seus clientes mais procuram. Dessa forma, você não perde clientes por não ter produto a pronta entrega.
  • Vendedores têm Mais Informações: O ERP pode ampliar o número de clientes justamente por oferecer mais informações importantes para os vendedores que poderão, então, tomar atitudes mais eficazes. Um sofwtare online permite que você emita relatórios sobre seus clientes te dando mais informações e tornando as vendas mais rápidas
  • Ajuda a Empresa a Entender seus Clientes: Ao saber a idade, sexo, onde reside, grau de instruções e outros dados dos seus clientes, você pode criar ações de marketing que façam com que eles se identifiquem cada vez mais com o seu produto ou serviço.
  • Estratégia de marketing: Diversas empresas têm adotado um software até mesmo para auxiliar na estratégia de marketing. Isso porque ao ter conhecimento exato do que é mais vendido, através do controle de vendas, você pode investir ainda mais na promoção desse produto. Em muitos casos, o empresário pode avaliar que determinados itens com pouca saída não são vantajosos para o seu negócio.
  • Venda mais rápido: Um sistema de gestão torna as suas vendas mais rápidas, já que possui a funcionalidade de venda Balcão PDV. Dessa forma, a sua empresa fica marcada pela eficiência e agilidade, atraindo clientes e fidelizando os que já conhecem sua loja.
  • Simplifique Processos: O software irá ajuda você a simplificar processos e ações que antes exigiam muito tempo e desgaste, tais como: reunir resultados, planejar estratégias, criar gráficos de investimentos e etc. 
Esses fatores mostram não somente que o ERP pode ampliar o número de clientes, mas, também, como o programa ajuda o empresário a gerenciar, de maneira mais fácil e eficaz, todos os recursos e setores do seu negócio.

De que Maneira Devo Utilizar Esse Software


O melhor jeito de se usar o ERP para ampliar o número de clientes é cadastrando todos os dados possíveis sobre eles no sistema, bem como as informações da própria empresa. Ao invés de separar tudo em dezenas de planilhas, concentre tudo de relevante no seu empreendimento em um só lugar.

Dessa maneira, por exemplo, o setor de vendas poderá consultar diretamente as informações do estoque, bem como do departamento de entregas. Isso irá facilitar todos os processos, e, ainda, irá construir um histórico que poderá ser analisado futuramente para a busca de melhorias.

Além disso, o ERP pode ampliar o número de clientes por meio do estudo do perfil de cada um. Saber os gastos e preferências de cada consumidor irá ajudar a empresa a elaborar estratégias para conseguir mais compradores.

Informações na Mão Agora é só Agir


Depois de inserir um sistema ERP em sua empresa, e colocar todos os dados dela no programa, chegou a hora de usá-lo para melhorar o gerenciamento do seu negócio.

Aproveite que a ferramenta interliga setores e departamentos e construa planos de ação em conjunto para obter melhores resultados no seu negócio. Tenha em mente que todas as informações podem ser aproveitadas para criar estratégias específicas.

O ERP pode ampliar o número de clientes, mas essa é apenas uma das suas funções. Estude como o programa opera e de que modo a sua empresa pode aproveitar ao máximo a praticidade que ele oferece.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado