Pular para o conteúdo principal

Falta de dinheiro é problema?

Por Sandra Elisabeth

É comum alguns empreendedores e empresários em um determinado momento, principalmente nos de crise, acharem que o que falta para o negócio dar certo é dinheiro.
  • Dinheiro para mais marketing (sim, porque eles nem sempre sabem a diferença entre marketing e propaganda);
  • Dinheiro para aumentar a produção;
  • Dinheiro para aumentar a equipe;
  • Dinheiro para .....                                
Não seremos hipócritas; dinheiro é sim muito importante para dar continuidade a um empreendimento, porém nem sempre a solução é apenas buscar mais dinheiro.

Precisamos compreender que o Fluxo de Caixa da empresa é apenas um registro de entrada e saída de recursos, e quando falta dinheiro nesse “registro” é um sintoma que alguma coisa está errada!


Veja: S I N T O M A, ou seja, efeito!

Isso significa que não adianta conseguir mais dinheiro com um investidor ou banco. Esse dinheiro só vai adiar a morte da empresa, caso a raiz do problema não seja descoberta.

É como uma pessoa com febre. Sabemos que essa febre é um sintoma e que é necessário que o médico descubra a causa da febre para efetuar a cura. Até que a doença seja descoberta, a pessoa pode tomar remédios para baixar a febre, porém se a causa da doença não for descoberta a febre voltará assim que o efeito do remédio passar!

Qual é o problema então em se buscar investidores ou bancos quando a empresa está com o “sintoma” de falta de recursos financeiros? O problema, é que quase sempre se esquece de procurar quais eram as causas desta falta! Assim, quando esse dinheiro acaba, o sintoma volta!



Claro que se houver folego financeiro é mais fácil para procurar a causa do problema, porque haverá mais tempo... Mas será mesmo necessário esperar faltar dinheiro para rever processos e avaliar a “saúde” da empresa?

Todos hão de concordar que quando a empresa tem dinheiro é muito mais fácil conseguir investimentos ou empréstimos. Assim, se o empreendedor percebe que há algo que precisa ser corrigido ou melhorado, ele deve o fazer imediatamente para que o problema não aumente.

Caso não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda. Invista em conhecimento e desenvolvimento para o seu empreendimento.

Se você acha que não tem nada para melhorar, cuidado! Esse é um sintoma clássico de miopia de negócios!!!


E lembre-se, se as vendas estão ruins, não culpe a crise ou o seu concorrente. Identifique o que você pode fazer para melhorar esse cenário? Não espere acabar o dinheiro para tomar uma atitude! Como já discutimos anteriormente, quanto menos recurso financeiro mais difícil aplicar uma solução.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado