Pular para o conteúdo principal

Palestra “Aplicação do Lean Startup no Desenvolvimento de um Empreendimento” na IV Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo da USF - Bragança Paulista

No dia 15 de setembro, segunda-feira, a mentora da Sýndreams Sandra Elisabeth esteve na Universidade São Francisco - Campus de Bragança Paulista, para ministrar a palestra “Aplicação do Lean Startup no Desenvolvimento de um Empreendimento” na IV Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo.

O objetivo da palestra foi mostrar ao público (cerca de 60 alunos, de vários cursos) que toda inovação pode ser considerada uma Startup, independente desta inovação acontecer em uma empresa nascente ou em uma grande empresa e que o mais importante é esta inovação trazer resultados para o empreendimento.

 Para que esta segunda parte aconteça, foi discutido que a melhor forma é utilizar-se da metodologia lean startup, ou seja, criar um produto mínimo viável e testá-lo no mercado, com os clientes reais.

 Foram feitas várias perguntas interessantes no final da palestra e a que mais chamou a atenção de nossa mentora foi: “como criar um MVP em uma entidade social?” Como resposta, ela disse que uma boa opção é iniciar o projeto com um pequeno número de pessoas, até mesmo para saber como esse pequeno grupo irá reagir, quais serão as “surpresas” que irão surgir, qual será o melhor processo para o desenvolvimento deste projeto. Depois de tudo pronto, “redondo”, testado e aprovado por esse pequeno grupo (MVP), o empreendedor social poderá ampliar o atendimento, seguindo os feedbacks deste grupo inicial. De acordo com Sandra Elisabeth esta ação irá auxiliá-lo a ser assertivo em seu projeto e a reduzir desperdício de tempo e de recurso com o que for considerado desnecessário por estes clientes.

 O feedback dos alunos da USF - Bragança Paulista sobre a palestra da mentora da Sýndreams Aceleradora foi muito positivo e esperamos poder em retornar em breve.

Abaixo, deixamos algumas fotos do evento:






Sandra Elisabeth é articuladora e mentora da Sýndreams Aceleradora; co-fundadora do GBG-Americana; membro do grupo de pesquisa GIG'S (Grupo de Inovação e Gestão em Saúde); mentora do Lean Startup Machine São Paulo; professora universitária e palestrante.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado