Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (mundo VUCA)

por: Stéfano Carnevalli


O atual cenário global está volátil, cheio de incertezas, complexo e ao mesmo tempo ambíguo. Apelidado no jargão corporativo de MUNDO VUCA (volatile, uncertain, complex and ambiguous), o termo surgiu com base nas teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus (Leaders: The Strategies for Taking Charge, 1985). 

Esse cenário já faz parte da essência das startups como definido por Eric Ries (2012): "Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza." Para empresas de diversos tamanhos ou setores, pensar e agir como um a startup é a forma mais rápida de garantir o sucesso, ou como  dizemos pivotar o negócio e identificar o rumo certo ainda mais rápido.

A compreensão desse acrônimo (VUCA) pelas lideranças é o que fará a diferença no planejamento estratégico e futuro das empresas. E para isso precisamos treinar nossas habilidades e adquirir competências que nos ajudem a lidar e aproveitar da melhor forma essa atual realidade, que será ainda regra por algumas décadas.

No dia a dia essas regras podem mudar constantemente (volatilidade) e requer da liderança antecipar e reagir à velocidade dessa mudança. Ao mesmo tempo informações imediatas são necessárias para tomada de decisão para ser o mais assertivo mesmo sem ter total certezas (incerteza) ou uma direção clara. Observar e aprender na complexidade, no caos e na confusão dos vários aspectos do negócio é algo contante. Manter a eficácia apesar das surpresas constantes e da falta de previsibilidade pode ser a diferença entre sucesso ou fechamento de uma empresa (ambiguidade).


Sabemos que precisamos ser resilientes, flexíveis e multidisciplinares para transpor essa realidade, mas também temos mais ferramentas e experiências de planejamento que podemos adotar em nossas empresas. Por exemplo, o Planejamento Estratégico Lean Startup utilizado como metodologia em startups pode ser aplicado em qualquer tamanho de empresas. É uma metodologia que  ajuda a empresa a inovar ou mesmo compreender sua posição nesse mundo VUCA. Assim direcionando seus esforços para alcançar os valores desejados por seus clientes.  

Alguns textos e reflexões também podem ajudar nesse compreensão. É o caso do livro de Itálo Calvino (Seis Propostas para o Próximo Milênio, 1988), onde o autor traz os valores literários para o nosso milênio: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.

Dentre de tantas incertezas, o que é certo, para enfrentar o desafio precisamos ter uma cultura de inovação colaborativa, reunindo profissionais e parceiros que possam auxiliar a compreensão dessa ambiguidade e complexidade atual.  


Sýndreams para Empresas

http://syndreams.com.br/syndreams-para-empresas/



Comentários