Pular para o conteúdo principal

Mesa Tendência, MESA SP, Entomofagia: oportunidades e alta gastronomia.

A Chef Andreia Pimentel e a Diretora da Sýndreams, Sandra Elisabeth, realizaram palestra no Congresso Mesa SP 2019 com o tema "Entomofagia: não é o futuro, é agora". 


Fotos: Divulgação Prazeres da Mesa - Raphael Criscuolo

A chef e apresentadora do programa Cardápio Surpresa, no SBT, Andreia Pimentel, mostrou no Mesa Tendências que a utilização de insetos na alimentação não é futuro: hoje é realidade. "O consumo de insetos é uma questão de alimento sustentável, já que consome de recurso natural apenas 10% do que um mamífero e se alimenta de resíduo orgânico, além de possuir alto teor de proteína", diz. Hoje já existem fazendas de insetos voltadas para alimentação do homem e de animais.




Com um tom humorado, a Chef Andréia Pimentel mostrou diversos tipos de insetos que já são consumidos em mais de 30 países ao redor do mundo, reforçando a importância deles fazerem parte do equilíbrio nutricional alimentar. O público que lotou o auditório no Memorial da América Latina, ainda pode provar os canapés, a aranha caramelizada e os petiscos com grilos, preparados em alta gastronomia pela Chef e sua equipe durante a palestra.




Equipe Chef Andréia Pimentel

Sandra Elisabeth, Diretora da Sýndreams Aceleradora de startups e empresas, apresentou um cenário de oportunidades e novos negócios que envolvem áreas de Agricultura, Economia Criativa (Gastronomia) e Inovação Industrial com os novos processos de fabricação e tecnologias da Industria 4.0 nesse setor.





A Sýndreams Aceleradora de startup está auxiliando e orientando empresários que querem investir nesse setor.  Atualmente já trabalha com dois empreendedores da região de Mogi Guaçu - SP que estão começando a produzir insetos em escala.


Chef Bruno Guardino, Chef Andreia Pimentel e Sandra Elisabeth.

Outra startup importante que a Sýndreams está auxiliando e que a Chef Andréia destacou no evento é a Asas & Cores que está fazendo um trabalho educativo de preservação de joaninhas. "Estas não são para comer, elas têm um papel enorme na natureza como bio defensivos naturais. Precisamos preservá-las".


Saiba mais:


Mesa SP
https://prazeresdamesa.uol.com.br/mundo-mesa/eventos/mesasp/

Chef Andréia Pimentel
http://andreiapimentel.com.br/

Sýndreams Aceleradora
www.syndreams.com.br

Asas&Cores - Kit Joaninho
www.asasecores.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado