Pular para o conteúdo principal

Nossas indicações para 2019

A Sýndreams atua com aceleração de startups e empresas  a mais de 6 anos no Brasil. Nesses anos desenvolvemos uma metodologia própria que têm auxiliado empreendedores a tirarem a ideia do papel e empresários a desenvolverem novos negócios inovadores.

Comprometidos com o desenvolvimento econômico a partir da inovação, nossa equipe fez uma série de estudos, acompanhando projeções, tendências e oportunidades para investimento em startups em 2019.

Seguindo nossa tese e foco de atuação nos setores de Economia Criativa, Agronegócio e Inovação Industrial apresentamos algumas indicações promissoras para investimento no próximo ano.



Inovação Industrial

O eixo principal está na transformação do modelo industrial que deve ocorrer nos próximos dez anos.

Além da oferta de serviços e tecnologias para indústrias seguirem rumo a Indústria 4.0, há uma oportunidade para inovação em novos modelos de negócio. Em alguns casos teremos indústrias mais próximas ao cliente final ou mesmo anexa ao ponto de venda. O grau de personalização de produtos será cada vez maior, incluindo novos serviços.


Oportunidades identificadas pela Sýndreams para startups que tragam novos modelos de negócio para indústria incluem uma das seguintes tecnologias:

  • Realidade mista e simulação
  • Data science com inteligência artificial
  • Dispositivos de IOT (Internet da coisas)
  • Manufatura aditiva com robótica
Exemplos estão surgindo como a Chocolatec (chocolate derretido), a MX3D (manufatura aditiva no local da obra) e a The Ocean Clean (tecnologia para limpeza de oceanos). 




Economia Criativa

A economia do conhecimento é a que trará ainda as maiores inovações nos próximos 30 anos. Olhando além das áreas de softwares, há grandes oportunidades nos seguintes setores da Economia Criativa:

  • Moda
  • Música
  • Artes Plásticas
  • Gastronomia
  • Games

Recentemente o Walmart fez aquisição da startup de moda de nicho Eloquii  e o americano George Zimmer (68 anos), veterano do mundo da moda, lançou a Generation Tux (alfaiataria compartilhada). Na música teremos uma transformação; novamente no meio de distribuição, que está sendo desbravada pela BrasilMP3 e outras que utilizam blockchain. O game na educação e treinamento de equipes será cada vez mais presentes como apresentado pela Ohayo e a Degree.


Agronegócio

O agronegócio no Brasil alcançou patamares globais de produção e há oportunidades ainda pouco exploradas que devem receber atenção:

  • Aquicultura
  • Novos alimentos
  • Modelos de negócio por assinatura
O setor de aquicultura será o foco no próximo ano, mas a maior inovação estará em novos alimentos e novas forma de produção. As startup Finless Food  e Mosa Meat são alguns exemplos disso.


Ótimos negócios em 2019!!!


Converse com nossa equipe criativa@syndreams.com.br


Fontes pesquisadas (apoio da startup Simples Data):

ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
ANDE e Emory University - GALI
Banco Mundial - Estudos Brasil
CPEA ESALQ USP CNA - PIB do Agronegócio Brasileiro
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Euromonitor
EXAME
FAO - Food and Agriculture Organization - Sofia 2018
FoodTech Connect
IBGE - Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017
Kantar Brasil Insights
McKinsey - The State of Fashion 2019: A year of awakening
MDIC - Industria 4.0
Sebrae Inteligência Setorial
Think wiht Google




Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado