Pular para o conteúdo principal

O MVP (produto mínimo viável) é um “produto medíocre?”

Por Sandra Elisabeth

Atualmente os empreendedores tem tido muita dificuldade com os prazos estipulados para um aplicativo ou software ficar pronto e ser lançado.


Independente do programador ser sócio da empresa, free lancer, terceirizado, contratado... ou qualquer outro modelo possível, desconheço casos em que o produto final (App ou Software) foi entregue na primeira data combinada.

Tanto é que se a promessa for entregar em 30 dias já esperamos para 60 dias!!!

Até pouco tempo atrás eu (Sandra Elisabeth) acreditava que isso acontecia devido ao preciosismo que os programadores tinham, em querer entregar o melhor MVP possível. Porém, recentemente ouvi o seguinte desabafo de um desenvolvedor: “Todos aqui estão dando o melhor de si e vocês querem que eu entregue um trabalho medíocre? E depois, dirão que não deu certo, ou será preciso refazer por minha C U L P A?”.

Então, a ficha caiu!


Todos os envolvidos em um novo projeto querem que ele dê certo, que exista vendas, que os investidores coloquem dinheiro e por isso se empenham muito, mais muito mesmo para que tudo dê certo! E os programadores / desenvolvedores também querem se emprenhar, no mesmo “nível” para que isso aconteça! Então, enquanto o produto final não ficar o melhor possível eles não consideram pronto...

Eles não estão errados, todos se empenharam... e agora querem que ele seja “medíocres”? Não, eles não serão medíocres e vão querer entregar o melhor do melhor!!!

O que talvez os programadores não saibam é que infelizmente, ou felizmente após o início da Startup e esse esforço gigantesco de todos os envolvidos para o lançamento inicial do MVP, quem vai trabalhar sem parar um minuto será ele (programador), pois os clientes ao usarem o produto desejarão melhorias e essas melhorias serão feitas por ele e pela equipe dele.

Os demais sócios (administradores, vendedores, etc) apenas entregarão ao programador os feedbacks dos clientes... e terão que aguardar as mudanças para continuar...


Resumidamente, como Trías de Bes e Kotler reforçam em “A bíblia da inovação” “os mercados mudam tão rapidamente que não faz sentido esperar até que uma inovação (App ou Software) esteja perfeita, pois ainda precisaremos modifica-la ou melhorá-la no curto prazo”.

Por isso meus queridos programadores, NÃO queremos que vocês sejam medíocres e a “culpa” por mudanças nos projetos desenvolvidos não é de vocês; é do mercado. Por mais que tentemos agradar o cliente não conseguiremos fazer isto na primeira vez. Haverá muitas mudanças, pivotaremos várias vezes até conseguir chegar em um produto final!

E lembre-se que nem até hoje o Windows está pronto!!! Ele até já travou em apresentações públicas de lançamento... E qual é o problema disso acontecer??? A empresa continua tendo muitos clientes, sendo considerada uma empresa inovadora e está tudo bem!


Pensem nisso! O MVP é o produto mínimo viável que me levará a conhecer o que o cliente final deseja de fato e não um produto medíocre!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado