Pular para o conteúdo principal

Preciso de dinheiro para empreender?

Por Sandra Elisabeth

Recentemente um aluno me abordou afirmando que tinha muita vontade de empreender, porém que os investimentos iniciais eram muito altos e que isso o impedia de seguir em frente!

Este é mais um dos paradigmas existentes sobre empreender. Quem disse que precisamos ser milionários para construirmos uma empresa de sucesso?


Veja a história dos grandes empreendedores: Henry Ford não era milionário, porém foi o primeiro a pensar na linha de produção e produção em massa, e hoje todos conhecemos sua empresa a Ford Motors.

Muitos vão dizer que essa é a exceção, eu digo que essa é a regra.

Conheço muitas histórias de empreendedores que começaram do zero, ou do menos um... Pessoas que começaram a empreender quando perderam o emprego e não tinham dinheiro para investir.

Eu moro no interior de São Paulo, na região de Americana, um dos maiores polos têxteis do país. Na década de 90 vi muitas tecelagens fecharem devido a importação, porém vi muitos ex-funcionários, que foram mandados embora, muitos sem receber nenhum tostão (devido a situação das empresas), construírem grandes confecções e marcas de moda!

Talvez porque estes empreendedores não saíram na capa da Forbes Americana os mais jovens ainda acreditam que para começar um negócio é preciso ter dinheiro, e muito!


Concordo que estas pessoas não ficaram bilionárias ou milionárias, mas realizaram algo muito importante para elas e para a cidade onde vivem. Geram emprego, renda, pagam impostos e vivem do que construíram com muito trabalho, suor e INOVAÇÃO.

Então, para quem acredita que para empreender precisa-se de dinheiro afirmo que a experiência tem mostrado que na verdade é necessário conhecimento para inovar.


Estude, conheça seu mercado, desenvolva um bom modelo de negócios, tenha algo inovador para oferecer, acompanhe o crescimento do seu mercado... e quando você validar sua ideia, se ainda achar necessário busque um investidor anjo!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado