Pular para o conteúdo principal

Implantando as estratégias

Por Sandra Elisabeth

Depois de uma empresa decidir o que fazer é necessário definir o como fazer para implementar as estratégia.

É importante que o empreendedor tenha bem definido quais serão suas metas e objetivos. Lembrando que estas precisam ser:
=> Mensuráveis;
=> Temporais;
=> Atingíveis;
=> Relacionados com a estratégia.


Geralmente a empresa faz um planejamento estratégico amplo e único que inclui toda a empresa. Porem para se realizar a implementação deste plano é necessário que ele seja dividido entre as áreas funcionais da empresa para que cada um saiba exatamente o que deverá fazer.

Todas as empresas, independente do tamanho, tem no mínimo 4 áreas  funcionais: produção; marketing e vendas; financeiro e recursos humanos. Isso significa que seu planejamento precisará ser dividido em pelo menos 4 áreas para que seja implantado corretamente.

Um outro passo muito importante para se implantar o planejado é elaborar um bom plano de ação. Para se fazer isso o empreendedor precisa se perguntar:
  • O que deve ser feito?
  • Do que depende?
  • Quem deverá fazer?
  • Porque a atividade é importante?
  • Como a atividade deverá ser realizada?
  • Qual o prazo de início e fim de cada etapa?
  • Quanto vai custar?
  • Quais outros recursos serão necessários para que a atividade seja realizada? 


Após responder essas questões, o ideal é que seja elaborado um cronograma de implantação que irá estabelecer as datas de quando as atividades deverão se iniciar e terminar. Isto ajudará na fase seguinte – a de acompanhamento, pois só assim saberemos se tudo está sendo cumprido no tempo certo.


Exemplo de cronograma:


Observe que assim é possível visualizar o que está acontecendo, em que momento e se o planejado está ou não sendo cumprido.

É claro que se isso foi algo tão simples, qualquer um implantaria estratégias, porém sabemos que há várias dificuldades para se fazer isso. Costa (2003) cita algumas delas:
  • Diagnóstico inexistente ou inadequado
  • Foco no “aqui e agora”
  • O “fogo de palha” e a novidade do mês
  • Falta de comprometimento da alta e média gerência
  • Mudanças inesperadas durante o andamento do processo
  • Falta de metodologia adequada e consensual
  • Muita análise, pouca síntese e nenhuma ação
  • Falta de flexibilidade no processo
  • Falta de vinculação dos investimentos com o orçamento operacional
  • Falta de comando para implementação

Enfim, o importante é que você comece a implementar suas ideias agora, neste momento! Não deixe para depois! E sempre acompanhe cada um dos passos que são dados para garantir que tudo sairá como o planejado.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado