Pular para o conteúdo principal

Decifrando dados e informações para o sucesso

Por Sandra Elisabeth

"Talvez vá parecer que estou mudando o foco deste blog; porém no final observarão que tem tudo a ver!"

Como já devem saber sou diretora da Sýndreams Aceleradora e também professora universitária, que como tal, além de lecionar tenho o papel de ajudar os jovens a se encontrarem profissionalmente.

Neste papel, ouço muito coisas do tipo: 'faço contabilidade porque gosto de matemática'; 'faço farmácia porque odeio química' ou ainda 'faço engenharia de produção, mas só gosto da parte administrativa'.

Pois bem, o que isso significa? Será que os jovens estão tomando decisões sem ter informações suficientes sobre o assunto a ser decidido? Será que assim como fazem com as notícias da Internet, apenas leem o título e acham que já sabem tudo sobre o tema e podem decidir? Se essa é atitude dos jovens no momento de decidirem suas vidas, suas carreiras... me pergunto: "- Como estão decidindo sobre todo o resto?".

Percebo que os empreendedores estão seguindo esse mesmo modelo - ler o título e achar que sabe. Eles ouviram na TV e viram na Internet que existe um tal de Investidor Anjo que dá dinheiro para as Startups e a partir daí passaram a acreditar que basta ter uma ideia para ficarem milionários.

Sei que não falta informação, sinto que falta atenção de quem está "lendo" as informações. Se os jovens ou empreendedores tivessem mais atenção descobririam, por exemplo, que contabilidade é uma ciência social aplicada (não uma ciência exata) e que apesar dos cálculos contábeis, no final do dia o que conta mesmo é saber quais decisões tomar baseado na interpretação dos números apresentados! Perceberiam que existe sim o Investidor Anjo, porém ele só vai colocar dinheiro em uma startup que já está faturando, que mostrou que existe cliente para seu negócio.

E claro, para tomar decisões é sempre necessário conhecer o assunto com profundidade, seja sobre sua carreira ou o destino da sua empresa!

Portanto pare de "achar que"; certifique-se que compreendeu tudo, tire a prova dos nove; conheça bem... depois decida-se. Só assim alcançamos o tão desejado sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado