Pular para o conteúdo principal

Na crise, uma startup têm mais oportunidades

por: Stéfano Carnevalli

Notícias econômicas e políticas estão na pauta dos jornais, tv, rádio e nas redes sociais. Índices de atividade industrial em baixa, dólar oscilando, crises hídrica e energética, entre outros indicadores negativos que acompanhamos no dia a dia no Brasil,

Esse cenário causa uma tomada de decisões em investimentos mais lenta por parte de empresários em todos os setores. Porém alguns negócios podem aproveitar o momento para crescerem de forma mais lenta e com sustentabilidade.

A crise energética devido a estiagem provoca um aumento nas contas de energia no Brasil.
Por outro lado esse aumento diminui o retorno de investimento (ROI) em geração de energia fotovoltaica.

Nesse aspecto, uma Startup (leia artigo sobre o significado) têm muita chance de sucesso em momentos de crise. Por já ser "um negócios inovador e projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza"(Eric Ries), a Startup se permite testar possibilidades e com isso ajustar o que oferece, de acordo com a proposta de valor dos clientes.

Reforçando que podemos ter startup em qualquer área e setor (Economia Criativa, Healthcare, Agronegócio, entre outros)

Algumas considerações, que podem auxiliar a Startup, a identificar oportunidades em momentos de crise:
  • Sua solução atende um mercado que não vai parar:
    Devido a demissões que podem ocorrer, o cliente demora para decidir se vai trocar de aparelho celular, mas pode adquirir aplicativos que melhore seu desempenho ou formação profissional. 
  • Sua solução traz uma redução de custos:
    Em momentos de crise, a ordem sempre é reduzir custos nos orçamentos. O cliente não compra uma nova máquina para reduzir custos, mas adquiri um serviço que pode melhorar o desempenho do equipamento.
  • Sua solução complementa alguma outra solução inovadora
    Produtos novos lançados no mercado costumam ter uma curva de compra mais demorada. Agora se o produto já está sendo vendido e a sua solução é um complemento, você pode aproveitar a mesma base de clientes para iniciar a venda. 
Existem outras percepções e dicas que podemos exemplificar nessa linha, porém é preciso sempre prestar atenção e atuar de forma defensiva. Algumas dicas:
  • Situe-se diante da crise sem se concentrar nas más notícias sobre a economia. Busque olhar o famoso lado cheio do copo, e fique informado.
  • Examine o que se passa na região e na localidade. Se a sua solução é bem aceita e têm compradores próximos, o custo inicial para vendas é mais baixo.
  • Os custos de uma startup devem ser os menores possíveis. Quanto menor o custo, a possibilidade de se obter um melhor resultado do investimento é maior. Quanto menos é mais!
  • O monitoramento constante e inteligente ajuda a startup a adequar melhor sua solução as necessidades do cliente. 
  • Visite e converse com seu potencial cliente, não só sobre sua solução, mas como ele está enxergando a crise. E dessa forma identifique o que sua solução pode auxiliar o cliente a passar pela crise de forma mais fácil.
O Brasil está passando por crise política, crise econômica e crise moral. Ficar parado na crise não resolve. Se você têm uma ideia, esse é o momento de tirar do papel, porém com o menor investimento possível e de forma cíclica: construir, testar e apreender. Esse é o caminho! Bons negócios!

Dica final: metodologia como a da Sýndreams Aceleradora, ajuda a minimizar os riscos e aumentar o resultado.


Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado