Pular para o conteúdo principal

Impressões Lean Startup Machine SP 2015

por Sandra Elisabeth

Participei nesse último final de semana como mentora no Lean Startup Machine realizado em São Paulo na sede da Microsoft Brasil.

Sandra Elisabeth, articuladora da Sýndreams,
convidada para ser mentora no LeanStartup Machine SP.
O evento aconteceu na sede da Microsoft Brasil  

O evento é um workshop de três dias para auxiliar na construção de um negócio bem sucedido. O objetivo do LSM é ensinar um processo para descobrir quais os produtos que darão certo no mercado. É uma experiência imersiva e educacional, não é uma conferência e nem um hackathon.



O processo de mentoria ajuda os participantes a utilizarem as ferramentas propostas pelo Lean Startup Machine e também a interpretarem os dados obtidos com os possíveis clientes; isto é importante porque o LSM utiliza-se de metodologias ativas de aprendizado (mão na massa, faça você mesmo, etc) para que no final das 48 horas do processo as equipes possuam seus modelos de negócios já validados, sabendo se sua ideia pode ou não ser um negócio de sucesso!





Um dos workshops apresentados mostrou aos grupos a importância de se desenvolver um produto mínimo viável (MVP) para saber se os clientes estão dispostos à pagarem pela solução oferecida pelo produto ou serviço. É importante ressaltar que o MVP não precisa ser necessariamente a venda do produto, mas pode ser a intenção de compra dele (pré-venda, p.e.). 



O evento é um bom momento para network internacional e conhecer profissionais que atuam com a ferramente Lean Startup Machine; pois diferente de uma conferência ou palestra o formato é muito parecido com o encontrado em espaços de coworking, onde cada um trabalha em seu projeto mas tem a liberdade de falar com outros ao redor para trocar ideias e informações.

Participantes do evento durante coffe break.
Bom momento para negócios.

Sandra Elisabeth com Husam Abboud (organizador do evento)
e Daniel Cukier (Playax) que também atuaram como mentor.
Sandra Elisabeth com Aline Werner
(mentoras do Lean Startup Machine SP)



Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado