Pular para o conteúdo principal

A importância do Network para os empreendedores

A diferença entre um contato e um amigo do Facebook é que, no face você não sabe exatamente o que o seu amigo faz profissionalmente, mas sabe muito sobre o seu final de semana e de outros detalhes que não precisaria se preocupar. Enquanto que um contato, é um profissional com o qual você provavelmente trocou cartão ou e-mail e pode contar com ele no assunto ou ramo específico em no qual ele trabalha.



É muito importante que o empreendedor mantenha contatos e amplie seu network, para que isso seja aconteça ele deve buscar ambientes onde conhecer novas pessoas seja possível. No início da carreira é interessante frequentar lugares onde mais de 75% sejam desconhecidos, assim a maioria das pessoas serão possíveis contatos e isso poderá também auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.

Um cartão comercial com as principais informações pessoais é de fundamental importância. Parece básico, mas sempre encontro pessoas que dizem: “me desculpe estou sem cartão”, em um ambiente profissional não se pode perder uma oportunidade, nunca sabemos onde e quando encontraremos um possível cliente.

Os melhores lugares para fazer contatos são em feiras comerciais. Em São Paulo toda semana tem alguma feira, palestras nas Associações de Classe, OAB, Associações Comerciais, CIESP, Universidades, SENAI e outras.

Fique atento e se atualize. Uma boa rede social voltada para os negócios é o Linkedin, lá você deve buscar profissionais que se relacionam direta ou indiretamente com a sua área.

Em uma palestra eu ouvi que devemos manter a troca de cartão em uma frequência de 5 novos contatos por semana, até parece pouco, mas temos que descontar as férias e semanas que não conseguimos nenhum contato novo, então pergunto: “Quantos contatos novos você conseguiu essa semana?”, se foi maior que 5, ótimo, caso não tenha conseguido essa quantidade, então pense em trabalhar mais para aumentar a frequência de contato.

Quando eu pergunto em algumas palestras “vocês se conhecem?” é comum que a resposta seja, na grande maioria, que ninguém se conhece. E mesmo depois, eles vão embora sem ao menos trocar cartões. Isso não pode acontecer, o empreendedor deve ter vários cartões no bolso e trocá-los com todos que tiver contato, principalmente quando participando de um evento de negócios.
Fica aqui uma dica e meu contato para trocarmos cartões.

Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Professor de Pós Graduação na UNISAL e diretor do CIESP SBO. Visitem meu blog, link no site  www.njsconsultoria.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado