Pular para o conteúdo principal

Trilha Business Model Canvas: Recursos Chaves

Por Sandra Elisabeth

Há algo muito interessante no “Mundo do Empreendedorismo”: acreditar que é necessário uma grande quantidade de dinheiro para se começar um negócio.



Efetivamente esta crença é uma falácia, já que nem sempre ou quase nunca ter dinheiro é sinônimo de empreendimento bem sucedido!

Este pensamento está ligado ao fato de muitos acreditarem que todos os negócios precisam de um prédio grande, de uma sala para diretoria, de uma mesa de reuniões, de cadeiras presidentes, de recepção, de telefonista, de cozinha, de estacionamento, muitas máquinas e equipamentos para produção em escala, etc.

Porém, nem sempre é necessário todos estes recursos!

E por isso, no Business Model Canvas tratamos dos Recursos Chaves, ou seja, o que realmente é necessário, obrigatório a empresa TER para ATENDER os VALORES dos CLIENTES.




Para isto, o primeiro passo é rever a Proposta de Valor que foi inserida no Canvas, se perguntando em cada item disposto:
  • Preciso de uma máquina ou equipamento específico para atender a proposta de valor?
  • Preciso de mão de obra especializada para atender a proposta de valor?
  • Existe alguma matéria prima muito específica e cara que é necessário para atender a proposta de valor?
  • Quais matérias primas são necessárias para atender a proposta de valor?
Após responder individualmente, para cada Valor do Cliente, é necessário olhar no geral da empresa quais itens (coisas) a empresa precisa ter para existir:
  • O cliente irá exigir Nota Fiscal desde a primeira compra?
  • O produto ou serviço oferecido possuí CNAE que exige inscrição de algum órgão, como Anvisa, por exemplo?
  • O produto ou serviço oferecido possuí CNAE que exige autorização de funcionamento de alguma autarquia, como Cetesb, por exemplo?
  • O cliente deseja se locomover até a empresa, prefere fazer tudo online ou ainda é o empreendedor que precisa ir até o cliente?
  • O produto e serviço oferecido depende de Internet?
  • As compras do cliente serão realizadas em lojas físicas ou online?
  • Qual a forma de relacionamento aceitável pelo seu cliente?
  • Quais as formas de pagamento que o cliente deseja ter à disposição.
As respostas destas perguntas auxiliam o empreendedor na compreensão do que efetivamente ele precisa para colocar o empreendimento para funcionar.

Por exemplo, se o cliente vai exigir a NF desde a primeira compra a empresa precisa ter CNPJ ativo para começar a vender. Portanto, CNPJ é um Recurso Chave.

Caso o produto ou serviço vendido ofereça risco ao meio ambiente, será necessário a autorização da CETESB, então, CETESB é um Recurso Chave.

Se o cliente não irá até a empresa ou as vendas serão online, espaço físico NÃO É um recurso chave! E se espaço físico não é recurso chave, tudo o que vem com ele também deixa de ser: mesa, cadeira, armário, cozinha, estacionamento, etc.

Para o Produto Mínimo Viável prefira sempre a terceirização de uma parte da produção, para reduzir os custos fixos e os investimentos iniciais na compra de máquinas, equipamentos e matéria prima.

Entendo que a conta geralmente mostra que se a empresa vender 1000 unidades/dia e produzir por conta própria irá ter uma lucratividade maior.

Porém, quando se trata de startup, a venda de 1000 unidades/dia pode demorar para chegar e portanto o faturamento inicial poderá não pagar os investimentos feitos ou ainda pior, o cliente não se interessa pelo produto ou serviço oferecido, deixando o empreendedor com muito prejuízo.

É importante ressaltar que há quatro tipos de recursos:


A grande parte dos empreendimentos precisará de um misto destes recursos.

Friso ainda que neste momento o empreendedor deverá listar o que precisa para fazer o empreendimento acontecer! Depois pensaremos em como conseguir os recursos chaves. Alerta de Spoiler: trabalhar com parceiros chaves pode reduzir o custo do investimento inicial.

Esta parte do Canvas é, ao meu ver, a mais importante, porque baliza o tamanho do investimento versus a oportunidade de ganhos e se bem elaborada, ajuda a definir o valuation do empreendimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado