Por Sandra Elisabeth
Além de descobrir qual Valor os Clientes realmente estão dispostos a pagar, é importante a empresa aceitar os pagamentos do modo que os Clientes preferirem: cartão, dinheiro, vale, QRCode, moeda virtual, etc.
Após as definições de clientes,
proposta de valor, canais e relacionamento o empreendedor já tem uma visão do
que e onde o público alvo compra, bem como sabe a melhor forma de mantê-lo fiel
à sua marca.
Agora é o momento de decidir qual
o melhor modelo de transação financeira, ou seja, definir se a empresa irá
vender ou alugar o produto, se será serviço de assinatura, se o serviço básico
será gratuito e os extras cobrados, etc.
A estratégia definida como Fonte
de Receitas deve primeiramente atender ao que os clientes estão dispostos a
pagar.
Por exemplo, uma cerveja no
supermercado é vendida em média por R$ 2,50. Já na Conveniência 24h do Posto de
Combustível, esta mesma marca de cerveja, será vendida em média por R$ 8,00. E
neste caso o preço não está mais alto devido o Canal de Distribuição escolhido,
mas sim porque o cliente está pagando a conveniência de
comprar uma cerveja gelada após meia noite!
Para entender isto é importante
ordenar a Proposta de Valor do Canvas da mais importante para a menos
importante!
Isto vai ajudar a definir o que
impacta mais na vida do cliente e por qual valor pagaria mais caro.
Além de descobrir qual Valor os Clientes realmente estão dispostos a pagar, é importante a empresa aceitar os pagamentos do modo que os Clientes preferirem: cartão, dinheiro, vale, QRCode, moeda virtual, etc.
Um restaurante, por exemplo, que
não aceita todos os tipos de Vale Refeição que os clientes usam, perderá
clientes para outros restaurantes.
Perceba que o segredo não é
aceitar todos os Vales Refeições; é aceitar o Vale Refeição que o cliente
(definido no Canvas) utiliza. E se o cliente não usa Vale Refeição no
restaurante o empreendedor não precisa se preocupar com isto!
Independente da forma de
pagamento ou do valor que o cliente compra, toda empresa precisa com as Fontes
de Receitas bancar:
- Custos operacionais:
- Compõe diretamente o custo do produto;
- Custos não operacionais:
- Interfere na venda do produto;
- Custos fixos:
- Não se alteram com a venda;
- Custos variáveis:
- Variam de acordo com a quantidade vendida
E por isso a estratégia de parte
gratuito e parte pago precisa ser cuidadosa.
Talvez para o cliente final ele
tenha a opção do gratuito, mas alguém terá que pagar a conta dos custos gerais
da empresa.
Sendo o preço o sacrifício geral que um consumidor está
disposto a fazer para adquirir um bem ou serviço específico, a quantidade de
dinheiro, tempo, e energia, visando uma troca é importante ainda observar o
produto x público a ser atingido; nível de renda dos consumidores; custos para
produção; distribuição; divulgação do produto e valor percebido pelo cliente x
preço que é cobrado.
Este quadrante do Canvas traz o desafio de ponderar o que é Valor para
o cliente e o que é Preço.
Afinal, todos desejam “levar
vantagens” comprar algo que lhe traga a sensação de que o valor é muito maior
do que o preço verdadeiramente pago!