Por Sandra Elisabeth
A próxima etapa do Business Model Canvas é Canal de Vendas e de Distribuição, que nesta ferramenta analisamos de maneira conjunta.
Distribuição indireta: quando para o produto ou serviço chegar ao consumidor final, passa por intermediários (atacadistas e varejistas).
Quanto mais longa a cadeia de distribuição, mais caro saíra o produto ou serviço para o consumidor final, já que este terá que pagar todos os custos deste encadeamento, bem como cada empresa presente nesta linha precisa também ter lucro para continuar existindo.
Se esta mesma empresa resolver optar por uma Distribuição Indireta, terá que vender seu produto por muito menos, pois grande parte dos comércios (atacados e varejos) precisam pelo menos dobrar o preço de compra do produto no momento da venda para pagarem todos os custos do negócio (água, luz, telefone, funcionários, impostos) e obterem lucratividade.
Porém, é importante compreender como e onde o cliente final deseja comprar o produto. Muitos preferirão comprar de um varejista próximo ao local onde vive ao invés de ter que atravessar a cidade ou mesmo aguardar a entrega por correio.
Compreendendo que o Business Model Canvas é uma ferramenta para preenchimento com post it, de maneira simplificada, recomendo que o empreendedor ou empresário pense em todos os itens mencionados anteriormente e insira no Canvas as seguintes informações principais: que meios os cliente preferem utilizar para compra (ExLoja física, Virtual) e como estabelecer contato com eles? E no momento de detalhar a estratégia com a equipe, repassar todas as informações de distribuição e vendas.
A próxima etapa do Business Model Canvas é Canal de Vendas e de Distribuição, que nesta ferramenta analisamos de maneira conjunta.
Começaremos falando da distribuição, que é nada mais nada
menos que o fluxo de um produto ou serviço do produtor ao consumidor final.
A pergunta principal que devemos fazer no Business Model
Canvas é que tipo de distribuição melhor atende os valores dos clientes.
Perceba que não se trata de discutir o que é melhor ou mais
barato para a empresa e sim para quem irá pagar a conta, no caso o público alvo
escolhido.
Existem duas maneiras de se distribuir um produto ou
serviço:
Distribuição direta:
quando a empresa fabricante vende direto para o cliente final.
Distribuição indireta: quando para o produto ou serviço chegar ao consumidor final, passa por intermediários (atacadistas e varejistas).
Quanto mais longa a cadeia de distribuição, mais caro saíra o produto ou serviço para o consumidor final, já que este terá que pagar todos os custos deste encadeamento, bem como cada empresa presente nesta linha precisa também ter lucro para continuar existindo.
É por isso, que algumas empresas possuem um canal direto com
o cliente, como a Dell, por exemplo, isto reduz os custos do processo e melhora
os lucros da fabricante. Observe o exemplo a seguir:
Um cliente de uma determinada empresa está disposto a pagar
até R$ 100,00 por um produto, que tem um custo total na fábrica de R$ 20,00. Se
a fabricante vender este produto, no modelo de Distribuição Direta a R$ 60,00,
estará lucrando 300% e o cliente economizará R$ 40,00.
Se esta mesma empresa resolver optar por uma Distribuição Indireta, terá que vender seu produto por muito menos, pois grande parte dos comércios (atacados e varejos) precisam pelo menos dobrar o preço de compra do produto no momento da venda para pagarem todos os custos do negócio (água, luz, telefone, funcionários, impostos) e obterem lucratividade.
Neste cenário, olhando para o cliente que está disposto a
pagar R$ 100,00 pelo produto, o menos arriscado para a fabricante será vende-lo
para o Atacado à R$ 25,00, tendo 25% de lucro. E o cliente não pagará nada a
menos pelo produto.
Porém, é importante compreender como e onde o cliente final deseja comprar o produto. Muitos preferirão comprar de um varejista próximo ao local onde vive ao invés de ter que atravessar a cidade ou mesmo aguardar a entrega por correio.
Por isso é muito importante compreender o que é valor para o
público alvo!
Caso o empreendedor decida utilizar-se de todos os meios de
distribuição é importante que não permita a canibalização dos canais, ou seja,
se a fabricante vender muito mais barato para o cliente final que o varejista,
o cliente deixará de comprar do varejo, que por sua vez deixará de comprar do
atacado que não comprará mais o produto do fabricante por não conseguir
vendê-lo.
Após definir o meio de distribuir o produto ou serviço é
importante pensar qual a será a
estratégia de vendas.
A primeira decisão importante é saber se haverá força de
vendas própria, contratada ou um misto das duas.
O ponto positivo da força de vendas própria para quem está
começando um negócio está em conhecer mais de perto o cliente, saber com
exatidão a reação deste no momento da compra; o que nem sempre é possível com
uma equipe de terceiros ou de representantes.
Para as startups que desejam atender um estado todo ou mesmo
o país todo desde o início, trabalhar com um misto de força de vendas própria e
contratada pode reduzir os custos de expansão, já que se torna possível
contratar os vendedores terceiros no local onde se deseja que ele atue e usar a
mão de obra própria próximo da localização da empresa. O mais importante neste
caso é saber gerenciar este grupo!
E finalizando o item Canais é importante definir como será a
Promoção de Vendas, ou seja, qual técnica será utilizada para diligenciar para
a efetiva realização das vendas do produto ou serviço. Estas técnicas vão desde
descontos promocionais até participação em feiras e eventos.
A seguir uma lista com algumas das técnicas possíveis:
Compreendendo que o Business Model Canvas é uma ferramenta para preenchimento com post it, de maneira simplificada, recomendo que o empreendedor ou empresário pense em todos os itens mencionados anteriormente e insira no Canvas as seguintes informações principais: que meios os cliente preferem utilizar para compra (ExLoja física, Virtual) e como estabelecer contato com eles? E no momento de detalhar a estratégia com a equipe, repassar todas as informações de distribuição e vendas.