Pular para o conteúdo principal

Só preciso de marketing e divulgação!

Por Sandra Elisabeth

Alguns meses atrás eu estava “sapiando” os canais e parei para assistir a repise do “Saí de Baixo - Temporada 05 Episódio – O Segredo do Canguru Perneta” no Canal Viva.


 No início do programa a “garçonete” (Márcia Cabrita) serve o cliente que vê algo se mexendo no fundo do prato e ao questionar recebe a informação que se trata de um ‘desenho animado’ e começa a bater no prato com sua sandália... Na sequencia, um dos clientes afirma que não vai pagar a conta!!! Não vou mentir as cenas são engraçadas, porém o que mais nos interessa vem na sequencia, quando ao ser cobrado do aluguel Vavá (Luiz Gustavo), que está sem dinheiro, diz que o restaurante só precisa de DIVULGAÇÃO para vender mais e assim ter dinheiro para pagar o aluguel!

Perdoem-me a franqueza, mas eu engasguei de tanto rir nesta última parte! Sabem por quê? Por que eu escuto isto de 99% dos empreendedores diariamente e sempre ditos em circunstancias muito parecidas com a ocorrida neste Episódio do Saí de Baixo.

Ou seja, o cliente não está comprando porque identificou algum problema com o produto ou serviço, ou não está satisfeito com alguma coisa e o empreendedor quer resolver isto com divulgação!

É claro que o empreendedor não diz divulgação, ele diz marketing. E quando pergunto o que de “marketing” ele pensou e a resposta é: fazer um folder, melhorar o site, colocar nas redes sociais... ou seja, divulgação.

(Leia sobre as diferenças entre marketing e publicidade e propaganda no artigo: Marketing x Publicidade e Propaganda)

Voltando ao episódio citado, é claro que o problema não é divulgação (e quem tiver a oportunidade de assistir a temporada 5 completa vai perceber isso muito bem) e fica claro, afinal tem uma barata no prato do cliente!

O problema é que com os empreendedores reais nem sempre a “falha” está tão clara e óbvia! Muitas vezes as vendas não acontecem porque nem se conhece o cliente, não se sabe o que ele quer. Ou ainda porque ninguém se deu o trabalho de sair para vender.

Infelizmente, o jovem empresário de hoje acredita que tudo SÓ acontece na Internet e que basta ele ter um site bem posicionado no Google e fazer anúncios que automaticamente ele vai vender!



Se fosse verdade, a indústria automobilística não sentiria a crise econômica, não pediria para o governo lhe oferecer subsídios e diminuição dos tributos, não negociaria demissão voluntária de funcionários, não entraria em recuperação judicial... afinal eles fazem propaganda na TV, no rádio, merchandising nas novelas, patrocinam vários eventos!!!

E querem saber, alguém já viu propaganda da Ferrari? E da Porche? E da Lamborghini? Comparem com a quantidade de propagandas que já vimos da Volkswagen, da JAC Motors. E a pergunta agora é: ‘você enquanto empreendedor queria ser o dono de qual dessas empresas?’ a que fatura mais de R$ 1.000.000,00 por carro vendido ou a que fatura aproximadamente R$ 50.000,00 por carro vendido?

Eu queria ser dona de quem fatura mais por carro vendido, porque é bem mais fácil administrar um negócio que produz pequenas quantidades e tem uma alta lucratividade!

O que eu quis dizer com tudo isso? Bem, que divulgação é apenas uma parte da empresa. Uma empresa bem sucedida precisa estar balanceada entre Produção x Finanças X Recursos Humanos e Marketing/ Vendas.

Só divulgar não adianta nada... e só para deixar um exemplo real , relembrem o caso da Cerveja Proibida...





Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...