Por Sandra Elisabeth
Alguns meses
atrás eu estava “sapiando” os canais e parei para assistir a repise do “Saí de
Baixo - Temporada 05 Episódio – O Segredo do Canguru Perneta” no Canal Viva.
Perdoem-me a
franqueza, mas eu engasguei de tanto rir nesta última parte! Sabem por quê? Por
que eu escuto isto de 99% dos empreendedores diariamente e sempre ditos em
circunstancias muito parecidas com a ocorrida neste Episódio do Saí de Baixo.
Ou seja, o
cliente não está comprando porque identificou algum problema com o produto ou
serviço, ou não está satisfeito com alguma coisa e o empreendedor quer resolver
isto com divulgação!
É claro que
o empreendedor não diz divulgação, ele diz marketing. E quando pergunto o que
de “marketing” ele pensou e a resposta é: fazer um folder, melhorar o site,
colocar nas redes sociais... ou seja, divulgação.
(Leia sobre
as diferenças entre marketing e publicidade e propaganda no artigo: Marketing
x Publicidade e Propaganda)
Voltando ao episódio
citado, é claro que o problema não é divulgação (e quem tiver a oportunidade de
assistir a temporada 5 completa vai perceber isso muito bem) e fica claro,
afinal tem uma barata no prato do cliente!
O problema é
que com os empreendedores reais nem sempre a “falha” está tão clara e óbvia!
Muitas vezes as vendas não acontecem porque nem se conhece o cliente, não se
sabe o que ele quer. Ou ainda porque ninguém se deu o trabalho de sair para
vender.
Infelizmente,
o jovem empresário de hoje acredita que tudo SÓ acontece na Internet e que
basta ele ter um site bem posicionado no Google e fazer anúncios que automaticamente
ele vai vender!
Se fosse
verdade, a indústria automobilística não sentiria a crise econômica, não
pediria para o governo lhe oferecer subsídios e diminuição dos tributos, não
negociaria demissão voluntária de funcionários, não entraria em recuperação
judicial... afinal eles fazem propaganda na TV, no rádio, merchandising nas
novelas, patrocinam vários eventos!!!
E querem
saber, alguém já viu propaganda da Ferrari? E da Porche? E da Lamborghini?
Comparem com a quantidade de propagandas que já vimos da Volkswagen, da JAC
Motors. E a pergunta agora é: ‘você enquanto empreendedor queria ser o dono de
qual dessas empresas?’ a que fatura mais de R$ 1.000.000,00 por carro vendido
ou a que fatura aproximadamente R$ 50.000,00 por carro vendido?
Eu queria
ser dona de quem fatura mais por carro vendido, porque é bem mais fácil
administrar um negócio que produz pequenas quantidades e tem uma alta
lucratividade!
O que eu
quis dizer com tudo isso? Bem, que divulgação é apenas uma parte da empresa.
Uma empresa bem sucedida precisa estar balanceada entre Produção x Finanças X
Recursos Humanos e Marketing/ Vendas.
Só divulgar
não adianta nada... e só para deixar um exemplo real , relembrem o caso da Cerveja
Proibida...