Por Sandra Elisabeth
Sei que já
existem muitos artigos que discutem a importância do acompanhamento dos
indicadores de resultados – os KPI’s; porém o que poucos discutem é como usar
os indicadores que já existem nas empresas para medir se os objetivos e metas
estão ou não sendo alcançados.
O indicador mais fiel
de uma empresa é o financeiro. Os números não mentem!
Para
analisar este indicador é preciso primeiro compreender que o fluxo de caixa, o orçamento,
a DRE e o Balanço Patrimonial são indicadores dos resultados gerais da empresa
e não só indicadores financeiros.
Isso
significa que os resultados ali apresentados demonstram se a empresa está ou
não atingindo seus objetivos.
Por exemplo,
se o fluxo de caixa estiver com resultado negativo, ou seja, que a empresa
gastou mais do que recebeu, será necessário observar ONDE gastou mais. Em que o
gasto foi maior? Se o gasto foi maior com a compra de matéria prima, por
exemplo, é preciso identificar o porquê? O fornecedor aumentou o preço? O setor
de produção pediu mais matéria prima do que o necessário?
As respostas
destas perguntas ajudam o empreendedor a corrigir as rotas e voltar para o
caminho que foi planejado!
Vejam, não
criamos outros indicadores. Só usamos o que já temos em mãos sem colocar a
“culpa” em um departamento ou pessoa antes de se perguntar “Porquê?”.
Costumo
dizer que os relatórios financeiros apresentam os “sintomas dos problemas” da
empresa. E assim como o médico investiga os sintomas de uma pessoa doente para
descobrir que doença ela tem, o empreendedor precisa investigar a causa do
sintoma demonstrado nos relatórios financeiros.
E nesta
mesma analogia, lembre-se que febre alta pode ser sintoma de gripe, dengue,
infecção de garganta, etc. Ou seja, um resultado negativo no fluxo de caixa
pode ser “sintoma” e diversos problemas diferentes.
Para usar as
informações financeiras como indicador de resultados de forma eficaz, basta,
portanto, não procurar “os culpados por” e sim “as causas de”.