Pular para o conteúdo principal

Como receber dinheiro dos investidores e das aceleradoras

Por Sandra Elisabeth

Ultimamente percebo que os empreendedores deixaram de saber a diferença básica entre aceleradoras, investidores e banco! Digo isso porque vários deles afirmam que ainda não possuem um MVP (Produto Mínimo Viável) e que seu maior problema é a falta de dinheiro, por isso querem ser acelerados ou receber investimento anjo!

Bom, primeiro que INVESTIDOR nem sempre investe em ideia! Eles investem em produtos! Até os investidores americanos, vistos como os menos cautelosos, investem em Startups que já tenham validado seu MVP.


Assim, quando um empreendedor afirma que NÃO TEM MVP, seu maior problema é não ter tirado a ideia do papel ainda! É lógica!

O papel da aceleradora nesse cenário é acelerar o feedback do mercado sobre o MVP, ou seja, desenvolver clientes para a Startup testar e validar sua ideia, e depois disso (sabendo se o mercado quer mesmo comprar o produto) apresentar investidores anjo para o empreendimento.

Lembrando ainda, que os investidores brasileiros, só investem em “ideias” que já estão faturando! E como ideia não vende... Nossos empreendedores precisam ter um MVP rodando no mercado.

É claro que não precisa de um faturamento astronômico, mas é preciso que se tenha um indicativo de crescimento de vendas para ser interessante para nossos investidores nacionais!

Felizmente ou infelizmente essa é a NOSSA realidade!

É claro que tem empreendedor dizendo que precisa de alguns milhões de reais (ou até de dólares) para desenvolver um MVP.

Vamos fazer um exercício de compreensão: imagine que você vai comprar um carro. Você efetiva a compra sem saber qual é a marca, valor médio de revisão e peças, quanto consome de combustível, se tem alguma pendência de multa, antes de levar em um mecânico de sua confiança, e as vezes, se mulher, pedir ajuda ao pai ou namorado? NÃO!!! Pois bem! Estamos falando de um carro... Todo mundo sabe o que é, como funciona, etc. Porém, sem essas informações básicas ninguém compra um carro!

E como você acha que o investidor ou aceleradora se sentem quando um empreendedor pede dinheiro sem se quer ter validado seu produto no mercado?

Isso tudo porque INVESTIMENTO não é EMPRÉSTIMO! No Investimento se o negócio quebrar ou não der certo o investidor perde dinheiro, muito mais que o empreendedor! Quando falamos de Empréstimo o banco vai cobrar os sócios, mesmo que o empreendimento tenha falhado... Neste caso, o banco não perde nada e ainda ganha muito quando as parcelas do empréstimo ficam atrasadas, só o empreendedor perde!

Investimento não é dinheiro fácil e de livre uso! É um dinheiro “carimbado”, o investidor vai cobrar aquilo que foi combinado ser feito e os resultados prometidos!

Sei que as vezes é necessário recursos financeiros para elaboração do MVP e o ideal é que o empreendedor se informe sobre os programas de fomento a inovação e empreendedorismo de seu estado, em São Paulo, por exemplo, a FAPESP tem o PIPE (inserir link do artigo) que fomenta a inovação através de investimentos a fundo perdido.


Então caros empreendedores! Peçam networking, peçam ajuda para tirar a ideia do papel, peçam conhecimento, só assim terão dinheiro de um investidor ou de uma aceleradora!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado