Por Sandra Elisabeth
É comum
alguns empreendedores e empresários em um determinado momento, principalmente
nos de crise, acharem que o que falta para o negócio dar certo é dinheiro.
- Dinheiro para mais marketing (sim, porque eles nem sempre sabem a diferença entre marketing e propaganda);
- Dinheiro para aumentar a produção;
- Dinheiro para aumentar a equipe;
- Dinheiro para .....
Não seremos
hipócritas; dinheiro é sim muito importante para dar continuidade a um
empreendimento, porém nem sempre a solução é apenas buscar mais dinheiro.
Precisamos
compreender que o Fluxo de Caixa da empresa é apenas um registro de entrada e
saída de recursos, e quando falta dinheiro nesse “registro” é um sintoma que
alguma coisa está errada!
Veja: S I N
T O M A, ou seja, efeito!
Isso
significa que não adianta conseguir mais dinheiro com um investidor ou banco.
Esse dinheiro só vai adiar a morte da empresa, caso a raiz do problema não seja
descoberta.
É como uma
pessoa com febre. Sabemos que essa febre é um sintoma e que é necessário que o
médico descubra a causa da febre para efetuar a cura. Até que a doença seja
descoberta, a pessoa pode tomar remédios para baixar a febre, porém se a causa
da doença não for descoberta a febre voltará assim que o efeito do remédio
passar!
Qual é o
problema então em se buscar investidores ou bancos quando a empresa está com o “sintoma”
de falta de recursos financeiros? O problema, é que quase sempre se esquece de
procurar quais eram as causas desta falta! Assim, quando esse dinheiro acaba, o
sintoma volta!
Claro que se
houver folego financeiro é mais fácil para procurar a causa do problema, porque
haverá mais tempo... Mas será mesmo necessário esperar faltar dinheiro para
rever processos e avaliar a “saúde” da empresa?
Todos hão de
concordar que quando a empresa tem dinheiro é muito mais fácil conseguir
investimentos ou empréstimos. Assim, se o empreendedor percebe que há algo que
precisa ser corrigido ou melhorado, ele deve o fazer imediatamente para que o
problema não aumente.
Caso não
consiga fazer isso sozinho, procure ajuda. Invista em conhecimento e
desenvolvimento para o seu empreendimento.
Se você acha
que não tem nada para melhorar, cuidado! Esse é um sintoma clássico de miopia de
negócios!!!
E lembre-se,
se as vendas estão ruins, não culpe a crise ou o seu concorrente. Identifique o
que você pode fazer para melhorar esse cenário? Não espere acabar o dinheiro
para tomar uma atitude! Como já discutimos anteriormente, quanto menos recurso
financeiro mais difícil aplicar uma solução.