Por Sandra Elisabeth
Depois de uma empresa decidir o que
fazer é necessário definir o como fazer para implementar as estratégia.
É importante que o empreendedor tenha
bem definido quais serão suas metas e objetivos. Lembrando que estas precisam
ser:
=> Temporais;
=> Atingíveis;
=> Relacionados com a estratégia.
Geralmente a empresa faz um planejamento
estratégico amplo e único que inclui toda a empresa. Porem para se realizar a
implementação deste plano é necessário que ele seja dividido entre as áreas
funcionais da empresa para que cada um saiba exatamente o que deverá fazer.
Todas as empresas, independente do
tamanho, tem no mínimo 4 áreas
funcionais: produção; marketing e vendas; financeiro e recursos humanos.
Isso significa que seu planejamento precisará ser dividido em pelo menos 4
áreas para que seja implantado corretamente.
Um outro passo muito importante para se
implantar o planejado é elaborar um bom plano de ação. Para se fazer isso o
empreendedor precisa se perguntar:
- O que deve ser feito?
- Do que depende?
- Quem deverá fazer?
- Porque a atividade é importante?
- Como a atividade deverá ser realizada?
- Qual o prazo de início e fim de cada etapa?
- Quanto vai custar?
- Quais outros recursos serão necessários para que a atividade seja realizada?
Após responder essas questões, o ideal é
que seja elaborado um cronograma de implantação que irá estabelecer as datas de
quando as atividades deverão se iniciar e terminar. Isto ajudará na fase
seguinte – a de acompanhamento, pois só assim saberemos se tudo está sendo
cumprido no tempo certo.
Exemplo de cronograma:
Observe que assim é possível visualizar
o que está acontecendo, em que momento e se o planejado está ou não sendo
cumprido.
É claro que se isso foi algo tão
simples, qualquer um implantaria estratégias, porém sabemos que há várias
dificuldades para se fazer isso. Costa (2003) cita algumas delas:
- Diagnóstico inexistente ou inadequado
- Foco no “aqui e agora”
- O “fogo de palha” e a novidade do mês
- Falta de comprometimento da alta e média gerência
- Mudanças inesperadas durante o andamento do processo
- Falta de metodologia adequada e consensual
- Muita análise, pouca síntese e nenhuma ação
- Falta de flexibilidade no processo
- Falta de vinculação dos investimentos com o orçamento operacional
- Falta de comando para implementação
Enfim, o importante é que você comece a
implementar suas ideias agora, neste momento! Não deixe para depois! E sempre
acompanhe cada um dos passos que são dados para garantir que tudo sairá como o
planejado.