Por Sandra Elisabeth
Como tudo na
administração de negócios, não existe uma “receita de bolo” para formular suas
estratégias. Você pode pensar e desenhar o seu próprio caminho, lembrando é
claro de responder o que fazer e como fazer!
Porém, para os que gostam
e preferem usar ferramentas para elaborar suas estratégias, aproveito este
artigo para deixar algumas dicas:
O empreendedor pode pensar em estratégias de diversificação do seu
produto, assim oferecendo:
Produtos ou serviços atuais para
clientes novos;
Que como o próprio nome diz, é um modelo onde a empresa oferece
seus produtos ou serviços para um novo público alvo. É claro que ninguém consegue garantir que este
novo mercado irá se comportar da mesma forma que o antigo e por isso usar o
método lean startup pode ajudar a diminuir os riscos.
Novos produtos ou serviços para os
mesmos clientes;
Onde a empresa oferece produtos ou serviços novos para o
público alvo que já está acostumada a atender e neste caso o risco é o público
alvo não ‘gostar’ do novo produto ou serviço, por isso o ideal é iniciar com u
MVP para validar a ideia e mercado.
Novos produtos ou serviços para
clientes novos.
Ou seja, uma startup. E aí pessoal, o ideal é começar mesmo
com o MVP, medir resultados, colher feedback. Não tem jeito, tem-se que fazer
desta forma!
Um outro jeito de se pensar as estratégias é de acordo com a
competição do mercado. Neste caso a ferramenta usada pode ser o quadro das “Estratégias
competitivas de Porter”.
Diferenciação
Neste caso a empresa ou startup escolhe atuar com produtos
diferenciados, fazendo com que invista mais recursos em publicidade, novas
tecnologias, pesquisa e desenvolvimento tudo para que seu público alvo a
identifique como única no mercado.
Liderança em custo
Aqui a empresa ou startup centra esforços na eficiência e
eficácia para diminuir os custos operacionais, geralmente trabalha com produção
em massa e produtos ou serviços mais simples, com pouca ou nenhuma
diferenciação.
Foco
Também conhecido como produto de nicho, a empresa ou startup
escolhe um público alvo muito específico e ás vezes pequeno para oferecer seus
produtos ou serviços. Quando a escolha é pela estratégia genérica foco é
necessário ainda que o empreendedor decida se irá trabalhar com foco em
diferenciação ou em custo.
Além das formas apresentadas anteriormente, você como
empreendedor pode:
·
Desenvolver estratégias para
melhorar o tratamento com o cliente;
·
Inserir estratégias focadas na
qualidade dos produtos ou serviços;
·
Ter estratégias de parceria para
ampliação de mercados ou clientes;
·
Desenvolver estratégias com base
na liquidez da empresa, focando a melhora financeira da empresa;
·
Elaborar uma estratégia de
internacionalização.
Em qualquer uma delas lembre-se de descrever o que será
preciso fazer e como será feito! Sem estas informações é impossível transformar
as estratégias em ações!