Por Sandra Elisabeth
Como todos
devem saber portfólio é o conjunto de trabalhos realizados por uma pessoa ou a
somatória dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Hoje
falaremos sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Antes de
começar a falar do produto propriamente dito, a empresa precisa segmentar seu
mercado em áreas estratégicas, ou seja, escolher seu público-alvo e mercado
principal de atuação.
Isso é
importante, pois a partir desta informação a empresa saberá o que oferecer e
para quem oferecer. Diminuindo o risco de desenvolver algo que as pessoas não
queiram.
Após esta
“escolha” é importante medir o grau de atratividade deste mercado, respondendo
principalmente se é um mercado em ascensão ou um mercado já obsoleto. Este é um
ponto importante porque diz respeito ao cliente. Ele vai querer comprar seu
produto ou serviço? Ou o que você está colocando no mercado já é considerado
obsoleto por esse cliente?
Medindo o
grau de atratividade (que pode ser alto, médio, regular ou baixo) é necessário
agora compreender quais os valores seu cliente compra ao adquirir seu produto:
prazo de entrega, status, relacionamento, atendimento... Esta informação é
possível você conseguir elaborando seu Business Model Canvas.
Não esqueça
que muitas vezes além de você outras empresas oferecem os mesmos benefícios ao
cliente e sua responsabilidade é conhecer bem esses concorrentes e saber no que
eles são melhores do que você! Com isso em mãos, é possível programar as ações
corretivas necessárias para que seu produto ou serviço “vença” a concorrência.
E lembre-se:
Concorrente não é
ameaça! O que VOCÊ faz pior do que ele é seu ponto fraco e o que VOCÊ faz de
melhor é o seu ponto forte.
Não terceirize a
“culpa”! Assuma-a e faça as mudanças necessárias!
Talvez sua
empresa já tenha alguns produtos no mercado, meça em que momento do ciclo de
vida eles estão. Não mantenha produtos que estejam entrando na linha do
declínio, pois só lhe trarão custos.
Para saber
em que momento da vida seu produto está, saiba que os produtos nascentes exigem
mais investimentos e têm um retorno a longo prazo, os produtos em crescimento
continuam exigindo um certo grau de investimento, porém conseguem oferecer
retorno significativo, os já maduros geralmente não exigem nada de investimento
e geram um grande retorno financeiro e os em declínio exigem grandes
investimentos financeiros (principalmente em publicidade e propaganda) e não
oferecem retorno significativo, tendendo a diminuir cada vez mais esse retorno.
Veja a
ilustração abaixo que exemplifica o ciclo de vida do produto:
Uma dica
importante é: fique atento à sinergia de seu portfólio. Não crie produtos ou
serviços que venham a gerar mais custos ou lhe exija uma certa “concorrência”,
seja entre os produtos ou mesmo de canais de venda.
O melhor que
se tem em um portfólio é quando produtos e serviços diferentes podem ‘dividir’
os mesmos custos fixos, pois diminuí o custo final dos produtos e melhora a
competitividade da empresa.
E por fim,
atente-se aos riscos de ter apenas um produto ou serviço em seu portfólio, pois
é como colocar todos os ovos em uma única cesta. Se a cesta cair, todos os ovos
podem se quebrar.
É claro que
se você é uma startup irá começar com apenas um produto, porém assim que ele
entrar na linha de crescimento inicie o desenvolvimento de algo novo, para que
em pouco tempo você possa ter produtos maduros gerando caixa e exigindo pouco
investimento.