Por Sandra Elisabeth
Tem se
tornado constante empreendedores que me perguntam sobre como patentear um
produto ou registrar uma ideia, objetivando que ninguém as copie! Sabemos que
existe um processo bem específico para se realizar tais coisas e empresas
especializadas em fazer isso! O que nos esquecemos é que patente não traz
receita para a empresa startup e muito menos garantia de ganhos futuros.
O que quero
dizer é que, apesar de importante, os esforços e recursos do empreendedor devem
ser para posicionar seu produto ou serviço corretamente no mercado, mostrando
ao mundo que este (produto ou serviço) é o original e que qualquer outro é uma
mera cópia!
Pense em uma
bolsa Victor Hugo, em seus detalhes, qualidade, exclusividade, etc.; agora
imagine uma cópia desta mesma bolsa. Quem vai comprar a original? E quem vai
comprar a cópia? Quanto custa uma original? Quanto custa uma cópia?
Veja a
Victor Hugo fabrica bolsas para mulheres da classe A, que buscam por
sofisticação e praticidade. As cópias são vendidas para mulheres da classe C e
D, que desejam “imitar” essas mulheres!
Não estou
aqui dizendo quem está certo ou quem está errado. Na verdade há público para
ambos “modelos” de bolsas. Quando os produtos (mesmo iguais) não competem no
mesmo segmento e posicionamento de mercado dizemos que não há concorrência. Ou
seja: você jamais verá uma mulher da classe A comprando uma bolsa não original!
Voltando ao
questionamento das startups, quando seu mercado é bem definido e seu produto
bem posicionado você se “blinda” e impede que seus concorrentes vendam para o
mesmo público alvo.
Para que
isto aconteça é necessário que se conheça com profundidade as necessidades e
desejos dos clientes. Sim, de novo e novamente, SEU CLIENTE. O que o seu
cliente precisa de verdade? O que você vai oferecer à ele que o fará pensar que
qualquer outro produto é apenas uma cópia do original (que é você)?
Quando se
sabe ao certo a resposta da pergunta acima, fica fácil definir seu segmento e
posicionamento de mercado e mais fácil ainda criar as barreiras de entradas
necessárias para seu negócio.
É claro que
não devemos descartar por completo as patentes ou registros, porém criar
barreiras de entradas mercadológicas é mais rápido, mais barato e oferece
retorno financeiro imediato.
Pense nisso!