Pular para o conteúdo principal

Como uma empresa pode superar momentos de crise econômica

Por Sandra Elisabeth

São muitas as estratégias que podemos utilizar para passar quase ilesos por uma crise econômica. Digo “quase” porque é impossível não ser afetado por ela de alguma forma.

O primeiro ponto a ser analisado é a melhoria interna. Coisas simples, como organização dos estoques, limpeza da linha de produção, produtividade prevista das máquinas x o que realmente estão produzindo, controle do caixa, etc.

Essa melhoria interna é importante, pois uma empresa mal organizada, suja, com máquinas ociosas, sem controle de caixa acaba por “deixar de ganhar dinheiro”. É isso mesmo; deixar de ganhar neste contexto é diferente de perder dinheiro. Imagine você em um estoque de produto acabado, se não há organização e registro de tudo o que está lá você corre o risco de deixar de vender um produto para um cliente. Você pensou em risco de alguém te roubar né? Mas nem sempre é isso o que realmente acontece. Já visitei empresas, que durante a visita o responsável praticamente disse: “nossa não sabia que tinha ainda desse produto aqui”! Aí eu pensei: quantas vendas ele deixou de fazer por isso?!

Depois da casa em ordem é necessário olhar para o mercado. O que ele está comprando? Como ele está comprando? Meça se seu produto ainda é o mais desejado pelos seus clientes. Ah, e entenda que seu cliente é o próximo da cadeia de suprimentos que compra seu produto e não o usuário final!

É claro que você precisa pensar no usuário final e no que ele faz com seu produto, porém se você tem um intermediário no caminho entre você e o usuário vai precisar compreender o que ele deseja, caso contrário encontrará outro fornecedor e você não conseguirá entregar seu produto para o usuário final.

Esse é o maior problema nos tempos de crise. A fábrica vende para um atacado, que vende para o varejo que atende o consumidor final. Se a fábrica só olhar para o consumidor final perderá mercado, pois o atacado irá buscar outras fábricas que atendam suas necessidades. Logo, se seu cliente busca preço e você não consegue oferecer o que o usuário final quer com o preço que o cliente deseja pagar, inove, mude seu canal de vendas, ofereça direto para o consumidor final!


Faça as contas, não deixe de ganhar dinheiro! Tome as decisões pensando sempre neste contexto: o que fazer para não deixar de ganhar dinheiro!


Sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado