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Como uma empresa pode superar momentos de crise econômica

Por Sandra Elisabeth

São muitas as estratégias que podemos utilizar para passar quase ilesos por uma crise econômica. Digo “quase” porque é impossível não ser afetado por ela de alguma forma.

O primeiro ponto a ser analisado é a melhoria interna. Coisas simples, como organização dos estoques, limpeza da linha de produção, produtividade prevista das máquinas x o que realmente estão produzindo, controle do caixa, etc.

Essa melhoria interna é importante, pois uma empresa mal organizada, suja, com máquinas ociosas, sem controle de caixa acaba por “deixar de ganhar dinheiro”. É isso mesmo; deixar de ganhar neste contexto é diferente de perder dinheiro. Imagine você em um estoque de produto acabado, se não há organização e registro de tudo o que está lá você corre o risco de deixar de vender um produto para um cliente. Você pensou em risco de alguém te roubar né? Mas nem sempre é isso o que realmente acontece. Já visitei empresas, que durante a visita o responsável praticamente disse: “nossa não sabia que tinha ainda desse produto aqui”! Aí eu pensei: quantas vendas ele deixou de fazer por isso?!

Depois da casa em ordem é necessário olhar para o mercado. O que ele está comprando? Como ele está comprando? Meça se seu produto ainda é o mais desejado pelos seus clientes. Ah, e entenda que seu cliente é o próximo da cadeia de suprimentos que compra seu produto e não o usuário final!

É claro que você precisa pensar no usuário final e no que ele faz com seu produto, porém se você tem um intermediário no caminho entre você e o usuário vai precisar compreender o que ele deseja, caso contrário encontrará outro fornecedor e você não conseguirá entregar seu produto para o usuário final.

Esse é o maior problema nos tempos de crise. A fábrica vende para um atacado, que vende para o varejo que atende o consumidor final. Se a fábrica só olhar para o consumidor final perderá mercado, pois o atacado irá buscar outras fábricas que atendam suas necessidades. Logo, se seu cliente busca preço e você não consegue oferecer o que o usuário final quer com o preço que o cliente deseja pagar, inove, mude seu canal de vendas, ofereça direto para o consumidor final!


Faça as contas, não deixe de ganhar dinheiro! Tome as decisões pensando sempre neste contexto: o que fazer para não deixar de ganhar dinheiro!


Sucesso!

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