Por Sandra Elisabeth
São muitas
as estratégias que podemos utilizar para passar quase ilesos por uma crise
econômica. Digo “quase” porque é impossível não ser afetado por ela de alguma
forma.
O primeiro
ponto a ser analisado é a melhoria interna. Coisas simples, como organização
dos estoques, limpeza da linha de produção, produtividade prevista das máquinas
x o que realmente estão produzindo, controle do caixa, etc.
Essa
melhoria interna é importante, pois uma empresa mal organizada, suja, com
máquinas ociosas, sem controle de caixa acaba por “deixar de ganhar dinheiro”.
É isso mesmo; deixar de ganhar neste contexto é diferente de perder dinheiro.
Imagine você em um estoque de produto acabado, se não há organização e registro
de tudo o que está lá você corre o risco de deixar de vender um produto para um
cliente. Você pensou em risco de alguém te roubar né? Mas nem sempre é isso o
que realmente acontece. Já visitei empresas, que durante a visita o responsável
praticamente disse: “nossa não sabia que tinha ainda desse produto aqui”! Aí eu
pensei: quantas vendas ele deixou de fazer por isso?!
Depois da
casa em ordem é necessário olhar para o mercado. O que ele está comprando? Como
ele está comprando? Meça se seu produto ainda é o mais desejado pelos seus
clientes. Ah, e entenda que seu cliente é o próximo da cadeia de suprimentos
que compra seu produto e não o usuário final!
É claro que
você precisa pensar no usuário final e no que ele faz com seu produto, porém se
você tem um intermediário no caminho entre você e o usuário vai precisar
compreender o que ele deseja, caso contrário encontrará outro fornecedor e você
não conseguirá entregar seu produto para o usuário final.
Esse é o
maior problema nos tempos de crise. A fábrica vende para um atacado, que vende
para o varejo que atende o consumidor final. Se a fábrica só olhar para o
consumidor final perderá mercado, pois o atacado irá buscar outras fábricas que
atendam suas necessidades. Logo, se seu cliente busca preço e você não consegue
oferecer o que o usuário final quer com o preço que o cliente deseja pagar,
inove, mude seu canal de vendas, ofereça direto para o consumidor final!
Faça as
contas, não deixe de ganhar dinheiro! Tome as decisões pensando sempre neste
contexto: o que fazer para não deixar de ganhar dinheiro!
Sucesso!