Pular para o conteúdo principal

Trilha da Inovação: Inovação no Agronegócios

Por Sandra Elisabeth e Celso Carrer


Inovação é uma técnica essencial para mudar o consumo padrões e melhorar a eficiência ao longo da cadeia alimentar. A inovação é necessária em fornecedores, fábricas e  produtores agrícolas, distribuidores de alimentos e varejistas de alimentos para satisfazer os consumidores” (GUNDERSON; BOEHLJE; NEVES; SONKA, 2014, p. 66).

Assim como acontece em outros setores da economia a inovação é capaz de impulsionar e melhorar o desenvolvimento e resultados dos empreendimentos do agronegócio (HAYAMI; RUTTAN, 1988).


Um dos setores que mais crescem no Brasil  é o do agronegócios, segundo dados do Censo AgTech, em 2017 houve um aumento de 150% no número de startups voltadas para este setor (ESALQ/USP, 2018).

Estas startups são de alta tecnologia e oferecem ao campo meios de melhorarem a produtividade, o produto, a colheita, a engorda do gado, entre outras soluções que são de grande importancia para quem atua nas fazendas.

Neste sentido podemos citar algumas startups desenvolvidas no interior de São Paulo, tais como:

Hidrofito: sistema de gerenciamento agrícola, baseado na variação espacial das propriedades do solo e da planta, que visa a otimização dos lucros, sustentabilidade e proteção ambiental (HIDROFITO, 2019).

Gerassol: Tecnologia de concentração solar de alta potencia (CSP) por calhas parabólicas GERASSOL e turbina ou motor a vapor com potencia de 01 a 100 KW, ou seja, um micro gerador solar que converte energia solar em energia elétrica (UNICETEX, 2019).

Estou Legal: Adequação para Certificação de produto dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade do Inmetro. Tem como objetivo a melhoria contínua para reduzir custos, aumentar a produtividade e manter-se competitivo no mercado (UNICETEX, 2019).

Equinova: Serviço de gestão e de monitoramento que vai otimizar as decisões referentes a criação e acompanhar remotamente os eqüinos no estábulos. São produtos interligados, com a finalidade de assegurar o bem-estar de equinos (UNICATEX, 2019).

Agroinova: leva tecnologia para o agronegócio, com soluções inovadoras para o mercado aquícola e agropecuário. Desenvolvidos com a expertise de tecnólogos e zootecnistas, seus produtos facilitam um melhor gerenciamento, execução e administração desde as atividades de campo – como manejo, classificação e biometria – até as rotinas de negócio – como controle de estoque e financeiro e compra e venda – possibilitando que um dos mais representativos setores do país se torne ainda mais produtivo e rentável (AGROINOVA, 2019).

Solinova: desenvolve projetos que envolvem técnicas de eficiência energética, fontes alternativas de energias renováveis, desenvolvimento tecnológico para equipamentos, ligados ao mercado de energia, além de consultorias e diagnósticos de mercado, comercialização de produtos e serviços especializados de engenharia energética voltados ao agronegócio e regiões descentralizadas do Brasil (SOLINOVA, 2019).

Percebe-se que cada uma destas empresas apresenta uma solução diferenciada para o campo, proporcionando a sua maneira que o agricultor, pecuarista, aquicultor, etc. controle melhor sua produção, gere energia de maneira mais eficiente, obtenha as certificações necessárias para o seu empreendimento, entre outras coisas, aumentando a lucratividade de toda a cadeia produtiva.

REFERÊNCIAS:

AGROINOVA. AgroInova. Disponível em: http://agroinova.com.br/agroinova/. Acesso em 12/jun/2019.

GUNDERSON; BOEHLJE; NEVES; SONKA. Agribusiness Organization and Management. Encyclopedia of Agriculture and Food Systems, v. 1. Elsevier Inc., 2014.

HAYAMI, Y.; RUTTAN V.W. Desenvolvimento agrícola: teoria e experiências internacionais. Brasília, DF. EMBRAPA-DPU, 1988.

HIDROFITO. Sobre. Disponível em https://www.linkedin.com/company/hidrofito-agricultura-de-alta-efici%C3%AAncia/about/. Acesso em 12/jun/2019.

SOLINOVA. Home. Disponível em: https://solinova.com.br/. Acesso em: 12/jun/2019.

UNICETEX. Gerassol. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/2ad832_d2cf8a8946854000879f198d61dfc52d.pdf. Acesso em 12/jun/2019.

UNICETEX. Estou Legal. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/2ad832_a48d45d46e6a4dc6af9988a9371606a7.pdf. Acesso em 12/jun/2019.

UNICETEX. Equinova. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/2ad832_568f2a8ee13d4fdc9d949ef344951eee.pdf. Acesso em 12/jun/2019.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado