por Stéfano Carnevalli
Estamos vivendo uma era de crescimento exponencial e a quarta
revolução industrial (indústria 4.0) está provocando uma série de
transformações no nosso dia a dia. Em cada etapa dessa transformação, para
auxiliar as tomadas de decisão, há hoje uma abundância crescente de dados, no
entanto, surge um paradigma: como qualificar nossas perguntas que mais importam
para sermos mais assertivos.
Na primeira parte desse artigo relato sobre a relação de quatro
eixos da transformação digital na empresa com a análise de dados. Na segunda sobre
como o “self service business
intelligence” ajuda a o processo com as equipes, provocando uma mudança de mindset.
O mundo digital está avançando rapidamente. E para termos sucesso
em nossos negócios devemos acolher essa transformação digital que engloba
quatro eixos:
- Capacitar às equipes
- Envolver os clientes
- Inovar produtos e processos
- Otimizar as operações
Treinamento para equipe da Arcelor 2018 |
Nesse contexto a analise de dados na indústria 4.0 precisa
ser um processo contínuo e inserido em toda equipe da empresa. As lideranças precisam ser treinadas para
compreensão dos dados e conseguirem comunicar as informações extraídas e
principalmente identificarem os insights.
Na análise de dados os insights são mais que intuições, são
percepções ampliadas dos acontecimentos, servindo principalmente para uma análise
preditiva.
Os insights que vão gerar novas perguntas qualificadas e que
permitirão a essa equipe ajustar ou incluir mais pontos de coletas de dados de
forma inteligente e mais eficiente. Tecnologias de IOT e a Inteligência Artificial,
nosso mecanismo de mineração de dados, ajudaram essas lideranças a ampliarem
seu escopo e obter os resultados na velocidade necessária. Nesses quesitos a aproximação com startups pode acelerar mais ainda os resultados.
IOT e IA na Indústria 4.0 |
O envolvimento dos clientes é o que possibilita mais coleta dados
para gerar informações dos seus hábitos,
desejos e até “adivinhando” necessidades futuras. A empresa consegue com esses
insights inovar em produtos e processos, otimizar suas operações, sempre a
partir da demanda real dos clientes.
Na indústria 4.0 precisamos ajudar nossas equipes a
compreenderem essa nova forma de trabalhar com os dados. Quanto mais pessoas capacitadas para analisar os
dados, mais rápido as empresas avançam na transformação digital.
Self Service Business Intelligence
Evento Microsoft "Transformação Digital" 2018 |
Tecnologias digitais e ferramentas de análise de dados
precisam estar no dia a dia das equipes. As soluções de self service business intelligence têm auxiliado a transformação
digital na empresa por que ampliam a capacidade de analise de dados rapidamente.
O conceito de Self Service BI (inteligência de negócios de
auto-atendimento) é definido como usuários finais criando e implantando seus
próprios relatórios e análises dentro de uma arquitetura e ferramentas
aprovadas e suportadas pela equipe de tecnologia de informação, que pode estar
dentro da empresa ou terceirizada com especialistas.
Ferramentas como Microsoft Power BI, Tableu ou Qlik,
permitem que profissionais de diversas áreas desenvolvam rapidamente suas
análises e demandem novas coletas ou grupos de dados. Por exemplo, para alguns
profissionais migrar do Excel para o Power BI é mais que apreender um novo
programa, é ampliar sua visão de negócios analisando dados de diferentes fontes
de forma rápida.
Curso de Power BI capacita profissionais de diversas áreas da empresa. |
Quando unimos a inteligência de negócios, de vendas, de
recursos humanos com a inteligência de desenvolvimento de tecnologia de
informação conseguimos fazer com que a empresa dê um salto exponencial em suas
operações e resultados.
Para os profissionais de todas as áreas da empresa, a
oportunidade está em apreender e utilizar essas soluções como parte de suas
competências e habilidades.