Por Sandra Elisabeth
No atual cenário de inovações e
mudanças tecnológicas constantes empresas estão buscando se atualizar para
manter-se estáveis no mercado.
Esta “corrida tecnológica” tem
causado algumas dúvidas em empresas já estabelecidas, que veem seu produto e
serviço sendo substituido por inovações criadas por jovens em startups.
Uma pergunta recorrente neste
meio é o que fazer para acompanhar as mudanças, com os poucos recursos
disponíveis e com a mesma energia e disposição de uma startup!
A sugestão neste caso é atuar com
startups ou como startups.
Atuar com startups significa
identificar uma equipe de empreendedores que estão desenvolvendo um produto ou
serviço que “converse” com as necessidades iniciais da empresa e que juntos
possam criar algo relevante para o mercado, sendo vantajoso para ambos.
Geralmente este segue um modelo de inovação aberta e tem sido cada vez mais
utilizado por grandes empresas para o desenvolvimento e lançamento rápido de
inovações.
Já uma atuação como startups significa desenvolver um produto ou serviço inovador, internamente na empresa (com equipe própria), da mesma forma que as startups desenvolvem, pensando em um produto mímino viável e colocando em prática com estratégias de planejamento lean.
Há ainda a possibilidade de se
juntar ambas as estratégias, dependendo da expectativa da empresa e dos
objetivos finais do processo de inovação.
O mais importante, é que quando a
empresa não conegue fechar o ciclo sozinha, deverá buscar parceiros que á
auxiliem neste processo.
A Sýndreams Aceleradora é
pioneira neste modelo de atuação entre empresas e startups, tendo diversos
cases de sucesso, como é possível verificar em seu site. O modelo de
planejamento estratégico lean facilita o processo de inovação interna das
empresas e de startups, aumentando a probabilidade de sucesso!
Tomar a decisão se a inovação
deverá ser aberta (com startups) ou fechada (como startups) precisa ser pensada
e estruturada internamente pela diretoria da empresa para que não haja
arrependimentos futuros.
Geralmente esta decisão acontece
durante o processo de inovação de produtos, já que inicialmente, nem sempre se
sabe o que será desenvolvido, partindo apenas do desejo de se fazer algo novo.
A dica de ouro é sempre começar
lean, com os recursos físicos e financeiros disponíveis, reconhecendo o mercado
e ouvindo o feedback dos clientes para que se crie algo representativo para o
público alvo e lucrativo para a empresa.
Bons negócios a todos!