Pular para o conteúdo principal

Startups x empreendedores x sucesso: como unir para conquistar?

Por Sandra Elisabeth


Uma startup de sucesso é aquela que validou seu produto, serviço e modelo de negócios no mercado e está ganhando dinheiro com suas vendas!


É claro que para isto acontecer é necessário preparo e disciplina por parte dos empreendedores e planejamento por parte da startup.

Sem estes itens é difícil sobreviver na atual conjuntura economica e de concorrência, já que a todo momento surgem novas tecnologias e produtos, não é mais possível “filosofar” se uma ideia será ou não boa, se vai ou não dar certo!


É preciso colocar a “mão na massa”, criar e testar no mercado para validar a ideia que se teve. Este processo tem que durar no máximo três meses! Qualquer coisa superior a este prazo corre o risco de morrer prematuro ou ainda de ser engolido pela concorrência!

Não faz muito tempo, um aluno me questionou sobre uma tecnologia específica que “poderia” existir para facilitar a vida dele! Uma semana depois, eu recebi um e-mail de apresentação de uma startup que já estava desenvolvendo tal tecnologia!

Se tudo acontece muito rápido, o planejamento também o deve ser, ou seja, continuamos precisando nos planejar, porém com mais velocidade e acertividade.



O Planejamento Estratégico Lean (uma junção do Lean Startup, Análise SWOT, Canvas, MVP, 5W2H e Orçamento Financeiro) oferece a possibilidade de planejar e executar o planejado em três meses, devido as etapas acontecerem simultaneamente.

Este modelo é testado e validado continuamente nas startups e empresas que passam pelo processo de pré-aceleração e aceleração da SýndreamsAceleradora. O objetivo é bem claro: ao final do processo de pré-aceleração é obrigatório ter-se um produto ou serviço para vender. Já na aceleração, o objetivo é a startup ter ganhado tração!


Sendo assim, a fase do planejamento da startup tá bem resolvido! Agora é o momento dos empreendedores se prepararem e terem a disciplina para colocar o planejado em prática!


Vamos em frente?!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado