Pular para o conteúdo principal

Análise de Dados pode facilitar a definição e medição de KPIs

por: Stéfano Carnevalli

Estamos experimentando um processo acelerado de uso de inovações e com isso o cenário de incerteza aumenta. A Análise de Dados (ou Data Science) é um conjunto de competências que ganha força nesse contexto e pode ajudar empresas a definir e medir KPI’s.

Photo by Stephen Dawson on Unsplash

Os indicadores-chave de desempenho (KPI- Key Performance Indicator) auxiliam a gestão dos negócios, permitindo que as equipes atinjam seus objetivos e cumpram a missão da empresa.

Definir quais melhores KPIs ainda é um desafio para empresas e principalmente como fazer para motivar e engajar a equipe para realizá-los.

Hoje as empresas para alcançarem suas metas, precisam migrar para uma cultura de dados em todos os setores. Obter, analisar e transformar dados em informação útil, auxilia a definição de quais indicadores devem ser utilizados em cada momento.

Dashboard desenvolvido com Power BI incluindo diversos indicadores de desempenho.
Uma aplicação Data Science por exemplo pode reunir numa mesma analise dados do setor de vendas, dados da equipe, dados demográficos e econômicos das regiões e com isso criar um indicador com informações de previsibilidade de faturamento. É bom observar que estamos falando de previsibilidade e não de meta de faturamento. A diferença é que na analise podemos alcançar algo mais próximo do real, e com isso manter uma equipe mais adequada e prever quais treinamentos necessários para o melhor resultado.

Algumas startups estão atuando nesse setor, e trazendo soluções pontuais que auxiliam as empresas a definirem melhor smas temos também ferramentas de fornecedores tradicionais como por exemplo o Power BI da Microsoft que tornam mais fácil o dia a dia das empresas.

-------------------------------------------------------------------------------
Sýndreams Aceleradora de startups e empresas
criativa@syndreams.com.br



Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado