Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Análise de Dados pode facilitar a definição e medição de KPIs

por: Stéfano Carnevalli

Estamos experimentando um processo acelerado de uso de inovações e com isso o cenário de incerteza aumenta. A Análise de Dados (ou Data Science) é um conjunto de competências que ganha força nesse contexto e pode ajudar empresas a definir e medir KPI’s.

Photo by Stephen Dawson on Unsplash

Os indicadores-chave de desempenho (KPI- Key Performance Indicator) auxiliam a gestão dos negócios, permitindo que as equipes atinjam seus objetivos e cumpram a missão da empresa.

Definir quais melhores KPIs ainda é um desafio para empresas e principalmente como fazer para motivar e engajar a equipe para realizá-los.

Hoje as empresas para alcançarem suas metas, precisam migrar para uma cultura de dados em todos os setores. Obter, analisar e transformar dados em informação útil, auxilia a definição de quais indicadores devem ser utilizados em cada momento.

Dashboard desenvolvido com Power BI incluindo diversos indicadores de desempenho.
Uma aplicação Data Science por exemplo pode reunir numa mesma analise dados do setor de vendas, dados da equipe, dados demográficos e econômicos das regiões e com isso criar um indicador com informações de previsibilidade de faturamento. É bom observar que estamos falando de previsibilidade e não de meta de faturamento. A diferença é que na analise podemos alcançar algo mais próximo do real, e com isso manter uma equipe mais adequada e prever quais treinamentos necessários para o melhor resultado.

Algumas startups estão atuando nesse setor, e trazendo soluções pontuais que auxiliam as empresas a definirem melhor smas temos também ferramentas de fornecedores tradicionais como por exemplo o Power BI da Microsoft que tornam mais fácil o dia a dia das empresas.

-------------------------------------------------------------------------------
Sýndreams Aceleradora de startups e empresas
criativa@syndreams.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário