Pular para o conteúdo principal

A velocidade exponencial da indústria 4.0

por Stéfano Carnevalli



A indústria será sempre um pilar de geração de inovação, conhecimento e riquezas de uma sociedade. Olhando o passado, é fácil observar que a história da humanidade sempre avança a partir das transformações dos processos de manufatura. Com isso temos oportunidades, problemas, soluções, defeitos, felicidades e tristezas. Faz parte da evolução!
O que temos nessa manufatura avançada (industria 4.0) é uma velocidade de transformação exponencialmente mais rápida que as anteriores.
No decorrer desse texto, vou trazer premissas, desafios, possibilidades e sugestões para tentar ajudar empresários, principalmente de pequenas indústrias, a buscarem um caminho rumo a indústria 4.0.

Premissas

Vamos alinhar alguns conceitos por meio de frases que nos ajudam a entender o atual cenário:

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial (2016).

O que faremos nos próximos 30 anos – as pontes que construímos até a abundância – afetará o futuro da raça humana nos próximos milênios. Nós estamos vivendo o momento mais emocionante da história humana. Peter Diamandis  (2015).


Peter Diamandis – 7º Congresso CNI 2017

“Agora que podemos fazer qualquer coisa, o que faremos?” Exposição Massive Change (2011) by Bruce Mau (designer futurista).

“Indústrias não morrem. Elas se transformam. A agricultura foi altamente impactada pelas inovações das últimas décadas. O setor de transportes está prestes a ser modificado pelos carros autônomos. Mas isso não quer dizer que esses mercados estejam desaparecendo, apenas se transformando.” Raymond Kurzweil autor do livro The Singularity Is Near.

“Pesquisa é transformar dinheiro em conhecimento; inovação é transformar conhecimento em dinheiro”. Geoff Nicholson (ex presidente da 3M) citado no livro “O desafio da inovação” de Renato Cruz (2011).

“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.” Eric Ries (The Lean Startup – 2012).


Desafios

Os desafios para indústrias se tornarem 4.0 partem inicialmente de uma mudança de mindset de quem está a frente da tomada de decisão. É necessário preparar-se para os novos conceitos, novos clientes e novas tecnologias.
Algumas indústrias serão reinventadas do zero, outras fecharam as portas e novas formas de manufatura estão surgindo. Como empresário, precisamos estar preparados e aceitar essa mudança.
Do ponto de vista do mercado, o principal é compreender, antecipar e entregar valor para o cliente final. Se o caminho é longo da indústria ao cliente final, precisamos encurtar a proposta de valor e chegar o mais próximo possível dele.

 Sýndreams participou do 7º Congresso CNI 2017

Após essa aceitação e compreensão, indico um estudo elaborado pelo SENAI (2018) que indica quatro passos para que as industrias sigam o caminho do modelo 4.0. São eles:

1) A INDÚSTRIA DEVE ENXUGAR SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. Manufatura enxuta, eficiência energética e produção mais limpa.

2) A INDÚSTRIA DEVE REQUALIFICAR TRABALHADORES E GESTORES. É cada vez mais importante que os profissionais sejam criativos e empreendedores, com capacidade de liderança e de comunicação.

3) A INSERÇÃO NA INDÚSTRIA 4.0 DEVE SE INICIAR POR TECNOLOGIAS JÁ DISPONÍVEIS E DE BAIXO CUSTO. Homem e máquina devem trabalhar lado a lado para tornar o sistema produtivo cada vez mais eficiente.

4) A INDÚSTRIA DEVE INVESTIR EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Unir a solidez de grandes indústrias à criatividade de startups nesse processo de inovação é um dos caminhos mais promissores na resolução de soluções para problemas globais.


Possibilidades

Vou citar algumas possibilidades de manufatura para ampliar sua visão e ajudar a mudar seu mindset (os links para os websites estão no final desse artigo).

MX3D
A MX3D Desenvolve tecnologia de fabricação aditiva robótica inovadora. A visão é que os robôs da empresa construirão construções leves, como pontes, edifícios completos ou navios personalizados otimizados.



LOCAL MOTORS
A Local Motors é uma empresa de mobilidade terrestre focada em moldar o futuro para melhor. Fundada em 2007 com a crença na colaboração aberta e co-criação, a Local Motors iniciou a fabricação de veículos de baixo volume de projetos de código aberto usando múltiplas micro-fábricas.





ICONBUILD
A IconBuild através de robótica avançada e materiais de ponta fornece soluções sustentáveis ​​para construção residencial.





DANIT PELEG
A marca da estilista visualiza um mundo em que qualquer pessoa poderá comprar arquivos e imprimir roupas em casa ou em lojas designadas. Pelo site da empresa é possível personalizar e solicitar um modelo de jaqueta impressa.



Sugestões

Nesses mais de 20 anos que acompanho inovações provocadas por empresas de internet, identifiquei também várias startups de outros setores que foram construídas seguindo os mesmos princípios.
Vou descrever alguns princípios como sugestões que você pode levar sua indústria rumo ao modelo 4.0.



  • Diversidade de conhecimento da equipe. Promova treinamentos em novos softwares como o Power BI da Microsoft, novas metodologias com utilizar o Business Model Canvas ou o Lean Startup.

  • Conheça as Tecnologias relacionadas a Indústria 4.0: Data Science, Inteligência Artificial, Robôs Autônomos e cooperativos, Compartilhamento e Integração de Sistemas, Simulações, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Cyber Segurança, Blockchain, Manufatura Aditiva, Impressão 3D e Realidade Mista. Leia sobre, compartilhe novidades com sua equipe.

  • Pensar e agir como uma startup. A metodologia de planejamento precisa ser atualizada. O livro “Planejamento Lean Startup” de Sandra Elisabeth e Robisom Calado é uma ótima dica para as equipes.

  • Crie ambientes de aproximação com startups. Apreenda a errar rápido para acertar logo!

O conteúdo ainda é extenso, mas gostaria de provocar suas dúvidas, seus anseios, o que te move rumo a essa nova forma de manufatura?
Referências e links


Stéfano Carnevalli, atua como consultor e palestrante auxiliando empresas a mudarem seu MINDSET e entrarem na era exponencial. Visionário, sempre busca enxergar o próximo passo do mercado. Apoiou a criação de diversas startups e é um dos fundadores da Sýndreams Aceleradora de startups e empresas. www.stefano.carnevalli.nom.br


Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado