Por Sandra Elisabeth
Vamos
começar pelo básico: O que é Marketing?
Segundo
Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das
necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor,
como uma forma de suprir necessidades lucrativamente.
Eu concordo
com Kotler, quando usa esta definição, afinal ele é conhecido como o “Pai do
marketing”.
Mas porque
será que ainda existem profissionais renomados que acham que Marketing é
comercial de TV ou propaganda nos meios de comunicação?
Será que
falta conhecimento? Falta pesquisa? Ou falta entendimento?
O fato é que
o Marketing é um dos setores responsáveis pelo desenvolvimento de produtos nas
empresas e o motivo é óbvio e está na definição do que é marketing: identificar
e satisfazer as necessidades humanas e sociais.
Por identificar, segundo o
dicionário, entende-se um verbo transitivo direto e pronominal que significa: “dizer
quem é; determinar ou comprovar a identidade de (algo, alguém ou de si mesmo)”.
E satisfazer é um verbo transitivo
indireto que significa “procurar a satisfação, a saciedade, a posse”.
Sabendo o que significa Marketing –
dizer o que o cliente quer ter posse – fica claro que é este departamento que
dirá ao desenvolvimento de produto o que deve ser produzido.
Observe que este é o primeiro passo
no marketing; depois ele ainda vai dizer como deverá ser vendido, onde o
público alvo está, qual será o preço de venda e como se comunicar com este
público.
Por isso alguns cursos de engenharias têm a disciplina “Marketing e
desenvolvimento de produto”, já que estes engenheiros precisam aprender:
- O que ‘cobrar’ do departamento de marketing;
- Quais informações precisam ter para desenvolver um produto novo;
- A tendência de mercado;
- O limite de custo do produto (para não custar mais do que o cliente está disposto a pagar);
- Onde está o cliente para ajustar a logística; etc.
O que um engenheiro não precisa
saber:
- Como preparar um briefing de marketing;
- Fazer um comercial de TV;
- Criar um post de propaganda;
- Lidar com as redes sociais;
- E outras atividades ligadas ao P de Promoção.
Tudo isso é função do departamento de Marketing e digo mais, é função da
agência de comunicação contratada por este departamento. Um publicitário leva
de 4 a 5 anos para se formar e se especializar em fazer tudo isso!
Porém, o P de Produto deve ser de conhecimento e habilidade do
engenheiro que desenvolverá este em parceria com o departamento de Marketing,
já que este é quem domina a técnica de fabricação do bem material.
Em resumo, não dá para confundir os papéis de cada departamento, pois
são interdependentes e interagentes entre si, ou seja, apesar de serem
‘ligados’ e depender um do outro, algumas ações e atividades serão feitas com
independência.