Pular para o conteúdo principal

Definindo prioridades

Por Sandra Elisabeth


Toda empresa tem diariamente muitas coisas para resolver e fazer e nem sempre conseguimos estabelecer o que deve ser feito primeiro.

Isto é normal, principalmente quando tudo nos parece prioridade.

O problema é que sabemos que nem tudo é prioritário e que algumas coisas podem colocar tudo a perder caso não seja resolvida.

E então, como fazer?

Existem diversas formas de se estabelecer prioridades, porém quero falar aqui da matriz GUT (gravidade X urgência X tendência).

A matriz GUT foi criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981 como uma das ferramentas utilizadas na Solução de Problemas. É uma ferramenta de qualidade usada para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação e, portanto, muito utilizada nas engenharias. Kepner e Tregoe sugerem multiplicar as variáveis entre si para que saibamos o que é mais importante ser feito primeiro.

Passo a passo:

Observe a planilha acima. Ela será a base dos cálculos.
  1. Liste todas as tarefas e atividades da empresa, 
  2. Dê uma nota de 1 a 5 para cada atividade nos seguintes quesitos: 
    • Gravidade: quão grave é deixar de realizar a atividade? 
    • Urgência: a atividade precisa ser feita rapidamente? Haverá consequências se não for realizada “para ontem”? 
    • Tendência: o que vai acontecer se você não fizer nada a respeito? Vai piorar? 
  3. Multiplique as notas entre si, como no exemplo abaixo: 
  4. As atividades com notas mais altas são as que deverão ser realizadas primeiro e assim sucessivamente.
Perceba que está ferramenta tira todo o “emocional” do processo de decisão e ainda aponta as consequências de se não fazer algo.

É uma ferramenta muito simples e fácil de usar que pode te ajudar nos momentos de indecisão sobre o que fazer primeiro. A matriz GUT oferece os argumentos certos para priorizar suas ações.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...