Ao longo destes cinco anos à frente da diretoria da
Sýndreams Aceleradora observei um aumento no número de Startups que buscam
aceleração no segundo semestre do ano, entre os meses de setembro e dezembro.
Na Sýndreams, este número já chegou a representar
aproximadamente 50% de todos os contatos. Além da grande busca por mentorias,
neste período o maior pedido é por recursos financeiros.
Me pergunto “o que acontece entre setembro e dezembro que as
startups sentem tanto a necessidade de dinheiro”? E porque o discurso é sempre o mesmo: “com
‘X’ de dinheiro a startup terá ‘Y’ de sucesso!”.
Durante estes 8 meses planejaram a startup? Validaram o MVP
(provando que existia mercado para o produto e/ou serviço desenvolvido)? Se
sim, o recurso gerado pelo MVP não é suficiente para dar o próximo passo? Se
não é suficiente, porque não é?
Será que o preço cobrado na venda do MVP estava muito mais
baixo que os custos totais do produto?
Se isso aconteceu, o que prova que o
cliente está disposto a pagar o preço justo e correto por este?
Ainda não validaram o MVP? Então porque precisam de recursos
financeiros para escalar uma ideia que ainda não saiu do papel? Já tem
protótipo, tem patente? Ótimo, porém se não foi validado no mercado os
investidores consideram uma ideia no papel, já que ninguém comprou ainda!
Conversando com alguns investidores fica claro que eles
desejam muito investir em bons projetos, aqueles que mostram resultados
positivos. A maior dificuldade destes investidores é encontrar estes projetos!
A experiência mostra que geralmente quem busca dinheiro precisa primeiro de
ajustar o produto/ serviço, o modelo de negócios, estudar o mercado, etc. e por
isso ainda não conseguiu nenhum recurso financeiro, nem mesmo com a venda do
que está produzindo.
Os empreendedores de maior sucesso não pedem dinheiro, pedem
ajuda para melhorar o projeto e assim, com as vendas de seus produtos, obterem
os recursos necessários para o primeiro voo do empreendimento, e após isto são
procurados pelos investidores que conhecendo o sucesso do novo produto no
mercado se interessam em colocar mais dinheiro nele!