Hoje vou
contar uma história real, que aconteceu comigo logo no início da minha carreira
e que me ajudou a entender a importância da persistência com foco.
Comecei a
trabalhar com 17 anos em uma escola de informática e idiomas do bairro onde
morava. Meu objetivo enquanto funcionário era trazer alunos para a escola.
Um dia eu
tive a ideia de fazer algumas parcerias com empresas e colégios da região, onde
meu público alvo estava. E assim o fiz. Preparei todo o material de comunicação
da escola, ensaiei o discurso, liguei nas empresas e colégios para agendar a
visita e fui!
Nos 6
primeiros meses tive muito mais “nãos” do que “sins”. Fui aprendendo com o
feedback das pessoas que me atendiam e que não me atendiam. Tomei “chá de
cadeira” muitas vezes. Vivenciei a experiência de quem agendou a conversa dizer
que não ia me atender porque eu não havia agendado!!!
E assim
passou mais 6 meses...
Eu
acreditava que as parcerias iriam trazer sucesso à escola, revi as estratégias
de abordagem e continuei. Bati diversas vezes nas mesmas portas que já tinham
dito não!!! E estas agora começavam a dizer “SIM”!
Tornei-me
conhecida dos colaboradores das empresas, contei a eles que desejava oferecer
benefícios para eles (colaboradores) a partir da parceria com sua empregadora!
E ao final
do 2º ano, 90% da minha lista de prováveis parceiros tinham dito “sim” e agora
tinham um termo de compromisso assinado comigo.
Foi
demorado? Claro que foi, negociações B2B sempre são difíceis e eu não trabalha
em uma escola com uma marca famosa que fazia comercial na TV... Na verdade,
muitas destas ligaram para mim querendo saber o que eu tinha feito para
conseguir esta “façanha”.
Na época,
não contei à nenhuma delas. Hoje vou contar só para vocês:
O que fiz
foi ter persistência com foco e atenção! A persistência me permitiu continuar
tentando, o foco me ajudou a seguir o caminho e não “tomar atalhos” e a atenção
fez com que eu ajustasse meu discurso e o serviço oferecido para atender a
necessidade do cliente!
Tente você
fazer isto também!