Por Sandra Elisabeth
O mundo
evoluiu! Este é um fato. E evoluiu muito rápido...
Há pouco
mais de 15 anos atrás, quando um professor pedia um trabalho escolar os alunos
precisariam ir até a biblioteca da cidade para pesquisarem em livros e artigos,
tirar várias cópias, ler muitas páginas e depois reescrever os textos; em
alguns casos de forma manuscrita, já que computador era item de luxo!
Bom, hoje,
esse mesmo professor chega na sala de aula e pede para os alunos lhe entregarem
em pouco mais de 1 hora um trabalho. Os alunos abrem seus laptops ou
smartphones, fazem as buscas, copiam e colam em um arquivo de texto e enviam o
resultado para o e-mail do professor.
A relação
entre as pessoas também tem mudado, aja vista o crescimento das redes sociais.
Porém a
principal mudança foi na relação entre clientes e empresas. No passado não
distante, o cliente precisava confiar na indicação de amigos e nas propagandas
de TV antes de comprar alguma coisa. Hoje, em menos de 10 minutos conseguimos
saber quantas reclamações os clientes fizeram para a empresa, se estas
reclamações foram respondidas e mais: se os problemas foram resolvidos!
Além disso,
o cliente não compra mais o que ele não quer e nem precisa! Ele sabe exatamente
o que quer e se não encontrar em seu bairro, cidade, estado ou país, importa de
outro país! É simples, fácil, não precisa conhecer alguém que vai viajar e
pedir para trazer o produto!!!! Ou seja, a concorrência se tornou mundial.
Bom, com tanta
mudança no comportamento do consumidor entende-se que também se tornou
obrigatório uma mudança no planejamento das empresas para que se atentem à
essas mudanças.
O método
mais moderno, que engloba e “respeita” integralmente esta velocidade de mudança
é o Modelo de Negócios Canvas. Isto porque este é um jeito rápido de enxergar
os principais valores que o cliente busca e o quanto ele deseja pagar por isso!
A partir daí, a empresa pode elaborar ações estratégicas que lhe auxiliem na
resposta que seu público alvo espera sobre seu produto ou serviço.
É claro que
existem inúmeras outras formas de se fazer um planejamento e o empreendedor
deve escolher a que mais lhe convém. Mas nunca se esquecer de fazer tudo
pensando a partir do ponto de vista do cliente!
Então,
comece definindo quem é O SEU CLIENTE e o que ele REALMENTE PRECISA. Depois
destrinche as ações que sua empresa precisa fazer para atender a este cliente.
Não esqueça de olhar as oportunidades que você tem em seu mercado e as
barreiras de entrada que seu produto gera.
Com isso em
mente, você pode fazer o seu modelo de negócios, sem precisar seguir um padrão
pré-estabelecido, ou ainda juntando vários modelos diferentes para criar o seu.