Pular para o conteúdo principal

Quando parar?

Por Sandra Elisabeth

Tenho apresentado em meus artigos vários argumentos para que os empreendedores continuem empreendendo e buscando a realização de seus sonhos, entretanto sei que nem sempre é possível conseguir bons resultados, principalmente em um momento de crise econômica, política e social como a que vivemos agora.

Então, o que fazer? Continuar tentando ou parar e ir fazer outra coisa?

Como mentora e empreendedora minha resposta é continue tentando, porém identifique o seu momento de parar!

Cada um tem um “momento de parar” diferente, assim como existem pessoas com gostos musicais diferentes...

Vou tentar aqui deixar algumas reflexões para que você perceba se esse é o seu momento de parar ou de seguir em frente:

1. Você ainda tem vontade de levantar da cama de manhã e trabalhar no seu negócio?

2. O sucesso de seus amigos e familiares o fazem acreditar que você também vai chegar lá?

3. Existem outras pessoas que estão junto com você nesta empreitada (aceleradora, incubadora, mentor, investidor, sócio, etc)?

4. Se as coisas ficarem mais difíceis você tem uma poupança que vai te auxiliar a manter as contas em dia? (as suas contas e as da empresa); (manter as contas, não fazer luxo ou extravagância).

5. Seus clientes são fiéis, eles continuam comprando de você ou te indicam à amigos?

6. Seus parentes e amigos te apoiam e incentivam a continuar?

Se a resposta for sim para a maioria dos pontos acima você ainda deve continuar e seguir em frente. Mas se as negativas forem em maior número, comece a pensar em fazer outra coisa.

E fazer outra coisa não significa necessariamente arrumar um emprego de carteira assinada! Significa mudar de negócio, fazer coisas diferentes, recomeçar!

No que as pessoas erram? Geralmente esperam ficar sem nenhum dinheiro, sem nenhum apoio, sem nenhuma ajuda para mudar. Vejam, neste caso fica muito mais difícil recomeçar... porque aí você estaria recomeçando do -1 e não do zero.

Observe que no item 4 o questionamento é se as coisas piorarem você vai ter dinheiro? Se sua resposta for "já não tenho mais"... pare e vá fazer outra coisa, caso contrario você vai apenas se decepcionar.

Saber quando parar é tão importante como saber quando começar!

Avalie... Em que momento você está?!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado